Bebês

Sem medo: saiba como higienizar olhos do bebê em seus primeiros dias

Shutterstock

Publicado em 15/07/2016, às 14h29 - Atualizado às 16h15 por Adriana Cury


Compartilhe:


Você está dando atenção devida para a higiene dos olhos do seu bebê? Pois ela deve ser uma das prioridades ao longo dos meses iniciais de vida da criança. Quem alerta é o oftalmologista Marcus Sáfady, integrante da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, pai de Lucas, Julie Marie e Arthur.

Logo após o nascimento, já é fundamental a primeira limpeza, feita pela equipe médica. Conhecido como método de Crede, ela consiste na introdução de colírio de nitrato de prata a 1% nos olhos do bebê. O ideal é que seja realizado até uma hora após o parto, seja ele vaginal ou cesariana.

Conforme o oftalmologista, essa higienização inicial é importante para evitar a conjuntivite neonatal, uma infecção causada pela entrada de sangue ou outros líquidos nos olhos do bebê durante o parto. Os sintomas são pálpebras grudadas ao acordar e pus no canto interno dos olhos.

Uma vez em casa, os cuidados devem se estender entre os 6 e os 12 meses, pois é a faixa em que ocorre o desenvolvimento do sistema de drenagem lacrimal. “Quando ele ainda não totalmente desenvolvido, a lágrima fica estagnada no canto interno do olho, formando um depósito de muco, que pode ser fonte de irritações oculares.”

Apesar do medo de lidar com um ser tão frágil, não há mistério no procedimento. “Basta usar uma compressa esterilizada de soro fisiológico, uma para cada olho. O movimento deve ser de dentro para fora, ou seja, do canto do nasal para a orelha, num movimento único”, ensina. Ele complementa, dizendo que se deve lavar os olhos do canto externo para o canto interno e massagear ligeiramente no canto, ajudando a desenvolver o canal lacrimal.

E fique bem atento! Além da conjuntivite neonatal, outras infecções podem surgir devido à falta de higiene. A mais comum é a blefarite, inflamação nas pálpebras, que as deixa vermelhas e purulentas. “Para evitar tais problemas, é necessária a prática de limpar os olhos do bebê no início do banho, com a água ainda limpinha”, indica o médico, acrescentando que a visita frequente ao oftalmologista também é imprescindível.

Leia também:

Uso de tablets e smartphones pode prejudicar visão de crianças, alerta oftalmologista

Atenção pais: o flash não é capaz de cegar, mas cuidado nunca é demais!

Fique de olho: 10 mitos e verdades sobre a saúde ocular

Ai, se pega no olho!

10 sinais de que seu filho precisa usar óculos

Salvar


Palavras-chave
Saúde Olhos

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer