Notícias

Atenção pais: o flash não é capaz de cegar, mas cuidado nunca é demais!

Apesar de não ser real, o caso é um alerta importante para os pais em tempos de selfies e compartilhamento de fotos em redes sociais

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Essa foto está circulando pela internet como o bebê que perdeu a visão por causa do flash de uma câmera. Apesar de o fato não ser comprovado, é um alerta importante para a sensibilidade dos olhos das crianças.

Essa foto está circulando pela internet como o bebê que perdeu a visão por causa do flash de uma câmera. Apesar de o fato não ser comprovado, é um alerta importante para a sensibilidade dos olhos das crianças.

A gente sabe que, depois que nossos filhos nascem e até durante a gravidez, a gente quer registrar todos os momentos que eles estão vivendo: cada passo, cada risada, cada palavra nova… Mas uma reportagem que ganhou grande repercussão desde ontem, sobre um caso não comprovado que aconteceu na China com um bebê de apenas três meses, chama a atenção para os cuidados que precisamos ter com os olhos das crianças, que são extremamente sensíveis.

A reportagem do jornal britânico DailyMail, publicada ontem, conta que o bebê de três meses ficou cego do olho direito e perdeu parte da visão do olho esquerdo depois de uma foto ter sido tirada com flash muito próxima do rosto do menino. A distância de 25 centímetros da câmera causou danos que não podem ser revertidos nem mesmo com cirurgia.

Depois da foto, os pais perceberam que havia algo de errado com os olhos do filho e o levaram até os médicos. Depois da avaliação, a conclusão foi de que o menino vai continuar sem enxergar, porque o que aconteceu não pode ser amenizado. De acordo com o tabloide, a intensidade do flash danificou a retina do bebê, em uma área responsável pela visão das cores e de pequenos detalhes, a mácula.

Anúncio

FECHAR

É importante lembrar que a mácula não é completamente desenvolvida até os quatro anos de idade, por isso até esse momento os olhos do bebê são muito sensíveis à luz forte. Além do flash, os pais precisam tomar cuidado com as luzes do banheiro, durante o banho, que também prejudicam a visão do bebê, de acordo com os especialistas da reportagem.

O que de fato se sabe é que, na grande maioria das vezes, o flash não causa nenhum dano à saúde dos bebês, a não ser algum incômodo por causa da luz forte, que também pode assustar. Em alguns países, como nos Estados Unidos, os médicos até aconselham que os pais fotografem os filhos recém-nascidos com flash, para ajudar a detectar o retinobastoma, um tipo de câncer ocular que costuma afetar as crianças ainda nos primeiros anos de vida. Mas para os pais que adoram selfies com os filhos, fica o alerta: evite expor seu filho a luzes muito fortes diariamente!