Bebês

Olha o perigo! Fumar na gravidez aumenta risco de bebê ter morte súbita

Estudo sugere que bebês expostos ao cigarro no útero também são mais propensos a pegarem infecções bacterianas

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

morte-subita

(Foto: Shutterstock)

Mais uma razão para largar de vez a nicotina na gravidez!  Um novo estudo descobriu que a exposição à fumaça do cigarro quando o bebê ainda está no útero pode afetar a capacidade respiratória e a imunidade.

Para fazer essa descoberta, pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, estudaram ratos que foram expostos aos efeitos do cigarro e comparam com outros ratos que não tiveram contato com a fumaça.

Os resultados mostraram que o primeiro grupo teve mais episódios de apneia (interrupção temporária da respiração), aumento dos batimentos cardíacos em altas temperaturas e eram mais propensos a terem infecções por bactéria. De acordo com o estudo, as respostas de humanos são parecidas com a dos ratos.

Anúncio

FECHAR

Além disso, a pesquisa concluiu que, quando os ratos estavam com elevada temperatura corporal, a frequência cardíaca deles diminuiu muito, situação que, normalmente, ocorre em ambiente com baixo nível de oxigênio.

“Nossas observações enfatizam a importância de minimizar os fatores de risco para as funções cardiorrespiratórias das crianças. Precisamos garantir um ambiente seguro até na hora de dormir, evitar lugares que possam estar infectados por bactérias, que possam aumentar a temperatura corporal e a exposição à fumaça do cigarro”, alertaram.

Se vocês estiver gestante ou está tentando engravidar, é importante tentar ao máximo parar de fumar. Se já fumou durante a gravidez, manter seu bebê protegido de bactérias e longe de altas temperaturas ajuda a diminuir os riscos de síndrome de morte súbita infantil.

Leia também:

5 preocupações comuns na gravidez – e o que você precisa saber sobre elas

Bebês que dormem na cama dos pais têm mais riscos de morte súbita infantil

3 dicas para colocar o bebê para dormir da forma certa no berço