Bebês

Menino ou Menina: como a genética determina o sexo do bebê

Reprodução

Publicado em 19/09/2019, às 19h49 por Adriana Cury


Compartilhe:


Se você está pronto para conhecer o sexo do seu bebê ainda não nascido (agora!) Ou está esperando para descobrir na sala de parto, é provável que tenha suas suspeitas – palpites alimentados, talvez, por amigos e familiares bem-intencionados. Tomemos, por exemplo, a mãe de primeira viagem, Arlene Bordinhao, de Las Vegas, que estava convencida de que estava tendo uma menina.

O pessoal informou que, porque ela estava carregando alto e sua barriga parecia uma melancia, não uma bola de basquete, tinha que ser uma menina. O calendário lunar chinês também previa uma garota. Além disso, a mãe de Bordinhao não viu círculos escuros no pescoço. “Nas Filipinas, onde nasci, nenhum anel significa menina”, explica ela. Embora o marido quisesse esperar para descobrir o sexo do bebê, Bordinhao tinha que ter certeza.

“Não poder me preparar para o maior evento da minha vida me deixou louca”, ela admite, então descobriu às 16 semanas durante um ultra-som de rotina. Surpresa! “Havia o nosso homenzinho, em toda a sua glória”, lembra Bordinhao. “Ficamos em choque por 24 horas, mas agora estamos emocionados. Descobrir nos ajudou a preparar mentalmente e abastecer o berçário. Mal posso esperar para conhecê-lo!”

“O que você está esperando?”

Essa é geralmente a primeira pergunta às mães e pais expectantes. Os futuros pais podem – e quase sempre o fazem! – respondê-lo mais cedo do que nunca, graças à mais recente tecnologia de imagem. De fato, 9 em cada 10 novas mães entrevistadas em nossa pesquisa MomTrak sabiam o sexo do bebê antes do dia do trabalho de parto.

“No quinto mês, por volta das 18 ou 19 semanas da gravidez, um ultrassom pode mostrar o sexo do feto com cerca de 95% de precisão”, explica Daniel A. Potter, MD, endocrinologista reprodutivo do Huntington Reproductive Center Medical Grupo na Califórnia. “Do ponto de vista médico, fazemos um ultrassom para verificar a idade, posição e saúde do feto, mas a maioria dos pais também quer saber o sexo. Isso é verdade se for o primeiro bebê ou o quarto”.

Os pais expectantes são criaturas particularmente intrometidas: se você “predizer o sexo do bebê”, o Google encontrará mais de 1 milhão de resultados, incluindo kits de previsão de gênero que você pode comprar no seu alvo local. No entanto, se todos concordamos que ter um bebê saudável e feliz é fundamental, por que nos importamos tanto se esse bebê é menino ou menina?”.

É da natureza humana”, diz o Dr. Potter. Tudo começou na Idade da Pedra, ele continua: “Uma família sem filhos, cujo trabalho era caçar e manter todos alimentados, poderia não ter sobrevivido. Então, foram feitas oferendas aos deuses e consultores de adivinhos. As pessoas passaram para o próximo geração os métodos que eles consideraram mais eficazes para garantir um menino, e isso inspirou os contos das esposas velhas “.

Ao longo da história, o gênero permaneceu uma prioridade. “Por centenas de anos, o sexo determinou não apenas as opções de sua vida, mas também as de seus pais”, diz a historiadora social Stephanie Coontz, Ph.D., autora de A Strange Stirring, que fala da luta pela igualdade de gênero na década de 1960. “Isso influenciou a maneira como seus pais o trataram, o que eles esperavam de você, mesmo que eles o recebessem.”

Em muitas sociedades, não ter um filho foi uma tragédia; para a elite dominante, era uma ameaça ao seu poder: “As mulheres eram mortas ou mortas se não entregassem um menino”, diz ela.

Pesquisas de hoje revelam que os americanos ainda têm uma ligeira preferência por meninos. Mas neste país, o sexo de um bebê não é mais uma questão de importância de vida ou morte. “Cada vez mais queremos as mesmas coisas para nossos filhos, meninos ou meninas”, diz Coontz. Ainda assim, muitos não conseguem resistir à sirene de conhecer o sexo do bebê.

É menino ou menina? (Foto: Reprodução)

Descobrindo

Hoje em dia, curiosidade, praticidade e paz de espírito geralmente superam a surpresa. “Achamos que aprender o sexo do bebê era um momento delicioso, não importa quando descobrimos”, diz Robin Rosen, de Atlanta, mãe de uma menina e um menino.

Alguns pais iniciantes optam por conhecer o sexo do bebê, mas prolongam o suspense na segunda vez. “Como uma nova mãe, muita coisa é completamente desconhecida”, diz São Francisco, mãe de dois filhos de Kat Eden. Descobrir o sexo do bebê e se concentrar em escolher um nome, roupas e decoração ajudou Eden a se sentir de castigo durante a primeira gravidez. “Com o meu segundo, eu sabia o que esperar”, diz ela. “Foi emocionante pensar sobre a pequena pessoa que cresce na minha barriga”.

Às vezes, os irmãos levam em consideração a decisão. “Meu filho mais velho é uma criança que precisa conhecer”, diz Caren Rodriguez, de Greensboro, Carolina do Norte, mãe de dois meninos. “Ser capaz de contar à turma sobre o bebê era uma fonte de orgulho para ele.”

Aqueles que optam por esperar saboreiam a antecipação. Como Rachel Levin, da cidade de Nova York, diz: “Ter a surpresa de ansiar me ajudou a atravessar as últimas e longas semanas da minha gravidez”.

E se você quiser ter um menino, mas não vier? Alguns pais adotam uma política de “não pergunte, não conte”. Um cenário: o médico escreve o sexo em um cartão de identificação e o sela em um envelope. O casal concorda que, se um deles está ansioso para saber, ele ou ela pode espiar.

Você também pode esperar e ver para onde as coisas vão. “Estávamos tentando ter um bebê há muito tempo”, diz Sophie Beauvais, de Cambridge, Massachusetts. “Ficamos tão estressados ​​que paramos de tentar e tiramos férias. Logo depois que voltamos, descobri que estava grávida”. Eles permaneceram indecisos em descobrir até o dia da ultrassonografia de 18 semanas do bebê: “Nessa época, estávamos tão emocionados que nosso sonho estava se tornando realidade que, quando a enfermeira perguntou se queríamos saber, nós dois falamos: ‘Sim!’ Pareceu certo. ”

Lidar com o desapontamento

E se você vislumbrar tutus e chás revelação, apenas para descobrir que está tendo um menino? Ou seu marido tem um profundo desejo por um menino, mas você está recebendo uma garota? Você pode estar chateado, e tudo bem.

“É normal sentir-se decepcionado”, diz Sara Rosenquist, Ph.D., autora de After the Stork. Sentir-se culpado por suas emoções negativas pode aumentar a ansiedade. Converse com seu parceiro, um familiar próximo ou amigo. “Fingir que você não está chateado mantém os sentimentos negativos fervendo e pode intensificar a tristeza”, acrescenta o Dr. Rosenquist. É melhor trabalhar com todos os arrependimentos agora, antes que a privação do sono e outras realidades de ter um recém-nascido aumentem sua tristeza.

Kerstin Armstrong, de Atlanta, mãe de três meninas, sempre se imaginava com meninos e precisava de tempo para aceitar que nunca teria um filho. “Mas desejar um menino não significa que eu amo menos minhas garotas!” ela diz. O marido de Armstrong, Scott, sente-se da mesma forma. “Eu esperava um menino a cada gravidez, e uma parte de mim sempre anseia por um filho”, ele admite. “Mas Kerstin me disse uma vez algo que ainda ressoa: ‘Tudo que nossas filhas sabem sobre meninos virá de você.’ Considero um privilégio ser a visão deles sobre o que um homem deveria ser “.

É menino ou menina? (Foto: Reprodução)

Menino x Menina

Comportamento

Saúde

Crescimento

Como é ter ambos?

Depois que descobrimos que estávamos tendo nosso quarto filho, comecei a chorar. Meu marido deu um tapinha no meu braço e disse: ‘Está tudo bem, querida. Não é sua culpa.’ Nós dois queríamos muito uma garota, mas rapidamente nos acostumamos à ideia de criar garotinhos que operam apenas em duas velocidades – correndo e dormindo – e que têm uma mentalidade de matilha.Uma noite eles se reuniram e montaram um lançador de foguetes Os foguetes? Meus tampões. Tente explicar à sua vizinha por que o Lexus dela está coberto de produtos de higiene feminina! Tem sido selvagem, louco e barulhento, mas não teríamos outra maneira. ” – Ariel Lawhon; Wichita Falls, Texas.

“Temos duas meninas, com idades entre 5 e 3 anos, e eu amo compartilhar as coisas que eram importantes para mim quando criança, como Little House on the Prairie e os livros Ramona. Apenas saiba disso: sempre haverá brilho em tudo sua casa. A resistência às princesas é inútil. ” – Kristin Mahoney; South Orange, Nova Jersey.

“Ter quatro filhos mantém as coisas simples – com cada bebê já tínhamos as roupas, os brinquedos e os livros sobre como criar meninos. Eu pesquisei times de futebol e ligas de beisebol e tenho um estábulo de outras mães para chamar .O que é realmente maravilhoso é que, se eu não tivesse tantos meninos, não saberia quão diferentes um do outro eles poderiam ser. “- Annie Drexler, Atlanta.

“Como mãe de três meninas, de 5, 3 e 1 anos, e como menina totalmente feminina, eu realmente gosto de todas as minhas filhas, maquiagem, maquiagem, ballet e fingir de brincadeira. Meu marido adora ser o único homem. Dito isto, muitas vezes pode ser uma montanha-russa emocional. Se eles encontrarem um inseto, cubra seus ouvidos porque o som pode ser ensurdecedor! Se eles arranharem um joelho, você pensaria que a perna estava quebrada, a reação deles é tão dramático.” – Andrea Miller; Plantação de Sienna, Texas.

Os exames de previsão de gênero realmente funcionam?

Em vez de esperar por um ultrassom, alguns pais que estão prévios estão descobrindo em casa.

Uma série de kits de previsão de gênero surgiu nas farmácias nos últimos anos, e alguns afirmam prever com precisão o sexo de um bebê entre cinco e sete semanas após a gravidez. Mijar em um copo ou espetar o dedo e enviar uma amostra de sangue para um laboratório para testes de DNA é bastante fácil, mas esses não são métodos infalíveis.

Entre os kits, os testes de urina, que verificam a presença de testosterona em dez semanas, são os mais baratos e os menos precisos. Os kits que usam uma amostra de sangue para detectar sexo também são imprecisos (seu banheiro não é um laboratório com controle de qualidade!) E caros (geralmente mais de US $ 300). Se você tiver mais dinheiro do que paciência, tente um, mas não pinte o quarto do bebê até obter uma ecografia!

Leia também:

Quase irmãs: menina combina look com cachorrinha de estimação e foto faz sucesso na internet

Gêmeas fazem sucesso nas redes sociais por nascerem com diferentes tons de pele

Concurso premia as fotos mais engraçadas de animais e o resultado vai melhorar o seu dia

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:


Palavras-chave
Família Saúde Exames e vacinas Parto

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"