Bebês

Infância ao ar livre: dar liberdade para seu filho explorar o mundo é fundamental

Deixar o seu filho explorar a natureza é necessário para o desenvolvimento dele - Getty Images
Getty Images
Santher

Publicado em 26/01/2023, às 06h20 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


A primeira infância é o momento ideal para as crianças se descobrirem e descobrirem o mundo em volta delas, e é claro que não existe a possibilidade de fazer isso dentro da própria casa, indo e voltando dos mesmos cômodos, com roupas que não permitam que os movimentos aconteçam da forma que precisam. Afinal, não existe descoberta alguma sem movimento!

Nesta fase tão rápida e significativa da vida, é necessário aproveitar ao máximo todas as oportunidades existentes para estimular o desenvolvimento do seu filho e isso requer liberdade. Dar um descanso das telas a da vida dentro de casa é fundamental para se aventurar na natureza e criar memórias incríveis que se tornarão aprendizados para a vida!

Bebê engatinhando na grama
Deixar o seu filho explorar a natureza é necessário para o desenvolvimento dele (Foto: Getty Images)

Desenvolvimento na natureza

Quem não gosta de estar em contato com o ar livre? Tocar na grama, sentir o sol e o vento na pele… Um passeio no parque é tudo de bom! A conexão com a natureza deve ser cultivada desde cedo, e por isso é tão importante aproveitar a primeira infância ao ar livre. O contato com a natureza e o ar livre trazem benefícios não só para a saúde física da criança mas também para a saúde mental dela. Um estudo publicado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, notou que as crianças que crescem perto da natureza correm menos risco de desenvolver TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), e contato com a natureza pode reduzir sinais de estresse e dificuldade de concentração. 

Além disso, de acordo com um estudo da Universidade de Helsinque, na Finlândia, publicado na revista científica Science Advances, brincar na natureza é algo que aumenta a imunidade das crianças. O estudo foi feito com 75 crianças entre três a cinco anos de idade que estavam matriculadas em 10 creches, em que quatro mudaram o piso dos parquinhos por gramado natural de florestas, três já haviam o gramado e três ficaram com o piso de cascalho. Depois do estudo, os resultados de exames mostraram que as crianças que brincaram com o piso de gramado apresentavam um microbioma intestinal e cutâneo mais diversos, junto com a existência maior de proteínas anti-inflamatórias, enquanto as crianças que brincaram no piso de cascalho não apresentaram as mesmas mudanças.

Por último mas não menos importante, estar em contato com a natureza e ao ar livre também significa estar em contato com o sol! Ele é a fonte de vida de nosso planeta e ajuda a fortalecer ainda mais o nosso sistema imunológico e saúde graças a vitamina D. Mas vale lembrar que nada em excesso faz bem para nós, por isso é importante priorizar um tempo para estar em contato com o sol evitando os horários de pico, entre 10h e 15h.

Criança deitada na grama
O seu bebê precisa de autonomia para explorar o mundo e sem medo de se sujar (Foto: iStock)

Cair, sujar e molhar faz bem!

Sim! Estar em meio a natureza significa que a criança vai cair, se sujar de terra, se molhar com água, e é extremamente importante deixar que a ela experiencie isso. É muito comum querer proteger o filho, principalmente na primeira infância, de se sujar ou cair, mas é exatamente isso que irá ajudar o seu filho a se desenvolver melhor. Claro, é fundamental a supervisão de um adulto assim como a atenção para evitar situações de risco, mas os perrengues fazem parte do caminho e seu filho necessita de autonomia para explorar o mundo ao máximo. 

Para poder se divertir e se aventurar, é importante que a criança esteja se sentindo confortável para se movimentar, e a troca de fralda deve ser rápida o suficiente para que ela possa voltar o mais rápido possível! Pensando nisso, a Santher desenvolveu a Personal Baby Premium Pants, que apresenta uma tecnologia japonesa que se assemelha a um toque de algodão na pele do bebê. O sistema de rápida absorção 3D faz com que o xixi seja absorvido muito mais rápido. O melhor de tudo é que ela é super fácil de vestir e retirar! Para vestir, existe um um desenho pontilhado como o contorno de um shorts na parte da frente. Já para retirar, é só destacar a tira colante localizada na parte de trás da fralda, enrolar em torno dela e fazer o descarte!

Fralda Santher Personal Baby Premium Pants
Com a fralda Santher Personal Baby Premium Pants seu filho vai ter a liberdade que precisa para se divertir! (Foto: Divulgação)

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho