Bebês

Gêmeos siameses nascem ligados por osso da coluna; médicos ainda não sabem se a separação é possível

Gêmeos siameses nascem em Curitiba - Divulgação: Hospital do Rocio
Divulgação: Hospital do Rocio

Publicado em 29/09/2023, às 10h54 - Atualizado às 11h01 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, gêmeos siameses nasceram ligados por um osso da coluna. O caso aconteceu no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. As informações sobre os recém-nascidos foram divulgadas pelo hospital local.

O parto dos gêmeos foi uma cesárea e ambos nasceram com o peso de 3,360 kg. A unidade de saúde não divulgou mais informações sobre os pais dos gêmeos. O hospital ainda está elaborando um “plano de tratamento mais apropriado” para separar os meninos. No momento, eles estão em observação para avaliar se é possível realizar uma de uma cirurgia de separação.

“Gêmeos idênticos são provenientes de um único ovo, que acaba se dividindo. Quando essa divisão não é completa, acabam ficando unidos por alguma parte. O mais comum são os unidos pelo esterno, osso que temos no meio do tórax. Além de gêmeos unidos ser algo bem raro, o fato da união ser pelo sacro torna o caso ainda mais raro”, relatou a médica Marina Nunes Machado, segundo informações divulgadas pelo UOL.

Outro caso: gêmeos siameses unidos pela cabeça são separados em cirurgia inédita feita pelo SUS

Caso raríssimo: gêmeos siameses nasceram grudados pela cabeça, compartilhando um pedaço do cérebro e a principal veia que leva o sangue de volta para o coração. A possibilidade de incidência é de 1 a cada 2,5 milhões de nascidos vivos. Em cirurgia inédita, realizada pelo SUS, foi possível separá-los e realizar a reconstrução craniana de ambos.

Foram nove operações até o momento final de separação. A última cirurgia foi realizada no dia 9 de junho de 2022, uma quinta-feira. Todo o processo foi feito no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, via Sistema Único de Saúde. O neurocirurgião pediátrico responsável pelo feito foi Gabriel Mufarrej, que realizou entrevista ao Fantástico, que foi ao ar nesse domingo do dia 31 de julho.

Cirurgia de gêmeos siameses é considerada um sucesso
Cirurgia de gêmeos siameses é considerada um sucesso (Foto: Reprodução/Fantástico)

O médico comentou sobre o início da cirurgia: “Teve um momento já às duas horas da manhã, e estava muito difícil. Muito difícil. Eu falei para o Jeelani: ‘será que a gente vai conseguir? Tá tão difícil’. Ele falou assim: ‘eu tenho certeza de que a gente vai conseguir, porque eu tô sentindo a presença de Deus aqui com a gente”

Em determinado momento, ocorreram complicações: “Teve um sangramento enorme. Os anestesistas ficaram muito, assim, em pânico naquele momento. E no segundo momento, foi um momento em que a gente tinha que separar essa veia. Deixar um pedacinho de uma veia para o outro e a outra veia para o Bernardo. Então, nesse momento, foi muito difícil. Teve um sangramento grave, que também nós conseguimos controlar”, conta Gabriel Mufarrej.

Foi então, que Arthur e Bernardo, os gêmeos unidos pela cabeça, foram finalmente separados: “Ah, ninguém conseguiu falar nada. Ficou um silêncio no centro cirúrgico. A emoção tomou conta. Foi muito difícil. Mas foi muito feliz” falou o neurocirurgião sobre o momento de êxtase.

Antônio Alves Batista e Adriely Lima, os pais de Arthur e Bernardo, protagonizaram momentos de choro e muita alegria logo após a cirurgia de 23 horas, quando puderam reencontrar os filhos, já separados.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Mani tem sofrido críticas pela diferença de idade - Reprodução/Instagram

Família

Davi foi orientado por advogado e família a dizer que não é casado com Mani após BBB 24

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Davi quebra o silêncio após Mani colocar fim no relacionamento: "Eu sou um ser humano"

Gracyanne Barbosa, Belo e Gilson Oliveira - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Personal de Gracyanne Barbosa apontado como pivô da separação engravidou aluna da academia

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Essa lista vai te ajudar a escolher o nome ideal para o seu bebê se você adora a letra “A” - Shutterstock

Bebês

48 nomes de bebês para meninos e meninas com a letra ‘A’