Bebês

Como extrair leite materno? Saiba como garantir a amamentação em todos os momentos

A amamentação é essencial para o desenvolvimento do bebê - Getty Images
Getty Images
Philips Avent novo

Publicado em 06/09/2023, às 08h07 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


A amamentação e manter a produção de leite são um dos momentos mais desafiadores da maternidade. É uma mistura de sentimentos e expectativa já nos primeiros momentos do nascimento do bebê. Tão especial, que a primeira hora após o nascimento é conhecida como “Golden Hour”. Sim, o leite materno é considerado padrão ouro no fornecimento dos nutrientes que o bebê necessita. É tão importante e individualizado que a mãe produz leite para atender as necessidades do seu bebê, e o leite materno vai além, e previne diversas alergias.

Aliás, ele é tão fundamental que é incentivado desde o primeiro momento de vida do bebê, com a chamada Golden Hour. Apelidado “alimento de ouro”, o leite materno atua na prevenção de diversas doenças.

A amamentação é essencial para o desenvolvimento do bebê (Foto: Getty Images)

Aleitamento materno em qualquer lugar

Aleitamento materno é qualquer forma de oferecer leite materno para o bebê. Você tem o direito de amamentar em qualquer lugar desde que fique a vontade, sem se preocupar com os outros. Tranquila como se estivesse amamentando em casa.

Vão existir momentos em que você e o seu bebê não estarão juntos na hora da amamentação, seja por uma consulta médica, por um motivo profissional, ou até mesmo porque ele começou a frequentar a creche. Isso não significa que o seu filho não receberá mais o leite materno, mas, sim, que será de uma forma diferente, por meio da extração do leite. Hoje um bom extrator de leite materno faz parte da rede de apoio, você consegue estimular para ter maior produção, prolongar a amamentação e nos momentos que não estiver para amamentar, a rede de apoio pode dar o seu leite para o seu bebê.

Como posso extrair o leite?

Você pode seguir os seguintes passos com o extrator manual:

  • Lave todas as peças do extrator de leite materno com detergente neutro;
  • Esterilize todas as peças;
  • Com uma pano seco sobre a bancada chacoalhe as peças para tirar o excesso de água, sem passar o pano nas peças;
  • Lave as mãos;
  • Passe álcool gel;
  • Monte o extrator manual;
  • Sente em posição confortável;
  • Massageie toda a mama com movimento circular;
  • Coloque o extrator na mama, deixando o mamilo no centro do funil;
  • Inicie o movimento de extração com a alça do extrator, certifique que há pressão. Se não houver, confira se a almofada de silicone está bem ajustada dentro do funil e ao redor;
  • Faça dois movimentos incompletos na alça que faz pressão, e complete o terceiro. Se o extrator manual for da marca Philips Avent Natural Motion não é necessário fazer a técnica, ele por si só já faz;

Dor durante a extração, o que pode ser?

O mais comum, o funil não estar adequado ao tamanho do mamilo, lembrando que o único que se ajusta a todos os padrões de mamilo é o extrator Natural Motion da Philips Avent:

  • Pressão excessiva com a alça, não vá com ela até o final;
  • Excesso de pressão do funil sobre a mama
A hora da amamentação é de conexão entre mãe e filho (Foto: Getty Images)

Como armazenar o leite materno?

O recipiente mais indicado para guardar o leite é o de vidro ou polipropileno, livre de BPA ou saquinhos próprios para armazenamento de leite materno, só tome cuidado em identificar antes e não contaminar o leite. Além disso, nunca encha até o topo, já que, ao congelar, o líquido se expande. É possível deixar o leite por um pequeno período de tempo em temperatura ambiente, mas sempre dê preferência ao armazenamento resfriado ou refrigerado o mais rápido possível.

Dentro da geladeira, separe um espaço no fundo da primeira prateleira, onde a temperatura é mais baixa, apenas para o leite. Ele pode ficar armazenado por 4 horas na temperatura ambiente. No verão, ele deve ser colocado direto na geladeira após a extração. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças USA, o leite materno pode ficar por 4 dias na geladeira e permanecer a -18°C no freezer por 6 meses.

Fora isso, lembre-se de que o leite materno não pode ser aquecido, apenas tirar o gelado e oferecer em temperatura ambiente. Sempre esquente em banho maria e evite o microondas, que pode destruir fatores imunológicos. Depois desse processo, não é possível congelar novamente, então o leite que sobrar deverá ser descartado!

Doação de extratores

Para continuar com a visibilidade do Agosto Dourado, a Philips Avent doou cerca de 50 extratores manuais de leite materno pela instituição Mamyaqui, beneficiando a ONG Instituto Prematuro Viver e Sorrir, ressaltando a importância do extrator como rede de apoio para estabelecer e estender a amamentação, que deve ser estimulada o ano inteiro, e não apenas durante um mês.

A consultora de amamentação parceira da Philips Avent, Eneida Souza, enfermeira e consultora em aleitamento materno e mãe de Julia, Beatriz e Daniel, fala sobre a ação: “Iniciamos nosso trabalho de abraçar os prematuros e suas famílias, que na sua maioria estão em situação de vulnerabilidade social. Estimular e manter a produção de leite materno durante todo o período de permanência do bebê no hospital, sem ter recurso para estimular e extrair o leite em casa, passa a ser um enorme desafio para essas mães. Por isso, o Mamyaqui idealizou esse projeto, tendo como principal parceiro a Philips Avent para acolher essas famílias de cuidado e incentivo para que possam estimular e manter a produção do melhor alimento para os prematuros”.

O leite extraído pode ser usado para a complementação durante a amamentação, ou para quando a mãe não estiver por perto (Foto: Divulgação)

Ela complementa com a importância do leite materno para os bebês prematuros: “No caso dos prematuros, o leite materno se torna ainda mais essencial, porque atua diretamente no amadurecimento e fortalecimento do sistema imunológico desses pequenos guerreiros que precisam das melhores condições possíveis para se desenvolver. E ao ter em mãos um extrator manual, a mãe desse bebê tão vulnerável e que inspira maiores cuidados se vê amparada e estimulada a manter a amamentação pelo maior período de tempo possível, pois a mãe pode estimular e extrair na própria casa, com mais privacidade e conforto”.

O gerente de Marketing da Avent, Caio Guimarães, comenta sobre a sensação de dever cumprido com o projeto: “Para a Philips Avent é gratificante orientar os pais sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Ao colaborar com projetos como o idealizado pela Mamyaqui, cumprimos nosso papel social como pioneiros na puericultura e nos cuidados com as crianças, oferecendo o melhor extrator para uma população tão vulnerável, que precisa de atenção e acolhimento”.


Leia também

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

(Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Luan Santana e Jade Magalhães anunciam gravidez do primeiro filho

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Ticiane Pinheiro apareceu de surpresa em Miami para prestigiar a filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus ganha surpresa de Ticiane Pinheiro em aniversário de 15 anos nos EUA

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly