Bebês

Bebê de 29 dias morre dentro de hospital no litoral de SP e pais alegam negligência médica

Os pais querem a realização de uma autópsia para confirmar o motivo do falecimento da filha; ambiente de saúde não quer entregar - Reprodução/g1
Reprodução/g1

Publicado em 07/11/2022, às 14h10 - Atualizado às 14h11 por Redação Pais&Filhos


Uma recém-nascida de 29 dias foi a óbito no último sábado, 5, na cidade litorânea de Praia Grande, localizada no estado de São Paulo. No Hospital Irmã Dulce, a família alegou que a menina foi vítima de uma negligência médica após uma manobra ter sido realizada. Com a situação, os pais afirmam que o ambiente de saúde não disponibilizou o prontuário médico da bebê para que o exame necroscópico fosse feito no Instituto Médico Legal (IML). A morte foi dada como suspeita pela Central de Polícia Judiciária (CPJ).

Os pais querem a realização de uma autópsia para confirmar o motivo do falecimento da filha; ambiente de saúde não quer entregar (Foto: Reprodução/g1)

Ao veículo de comunicação g1, Paulo Opazo, pai da menina, explicou que esta veio ao mundo no dia 6 de outubro e que recebeu alta normalmente dois dias após o parto; entretanto, no dia 16 de outubro, ela foi internada em razão de uma bronquiolite.

De acordo com o responsável, a filha já apresentava melhora e tinha previsão para ser desentubada, mas acabou falecendo na noite do último sábado, 7 de novembro: “Ela estava com a saturação ótima, ia ser desentubada já. A fisioterapeuta mexeu nela, acabou perfurando o pulmão dela, só que eles estão negando”, desabafou o pai.

A mãe da menina relatou que havia escutado um barulho e, na hora, percebeu que a saturação da filha teria ido para 40, sendo que, antes, esta se encontrava por volta de 100. No momento, questionou à fisioterapeuta se o tubo havia saído do lugar, mas a profissional da saúde teria dito que não.

A menina foi salva pelas instruções do médico dadas por telefone
As causas da morte da bebê foram choque séptico, hemorragia pulmonar, coagulação intravascular disseminada, sepse fúngica, pneumonia e bronquiolite (Foto: Getty Images)

Pelo ocorrido, os responsáveis pela menina solicitaram um raio-X e o médico teria alegado que, no momento, tudo estava normal; estes notaram sangue no tubo e, ao questionarem, foram informados que era ‘comum’.

A saturação da recém-nascida teria permanecido baixa e, por volta das 12h, um médico informou que, de acordo com o exame de sangue, a vítima estava com o fungo ‘cândida’ em seu sangue e, além disso, o pulmão se encontrava com muito catarro e um provável início de anemia. Por volta das 20h45, a mais nova foi a óbito.

Posicionamento do hospital

Em uma nota, o Hospital Irmã Dulce explicou que, para a necropsia, o IML acaba solicitando subsídios e não uma cópia do prontuário. O relatório médico que será encaminhado ao IML está sendo preparado.

O ambiente hospitalar ainda explicou que, em relação aos questionamentos da assistência, os relatos passam por averiguações e, além disso, a unidade possui uma equipe técnica especializada para a assistência dos pacientes na sessão pediátrica e que fornece o atendimento aos pacientes de ‘maneira humanizada’.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!

Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!

Inscrições abertas para 14º Seminário Internacional Pais&Filhos
Vem se inscrever! (Foto: Pais&Filhos)

Leia também

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

(Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Luan Santana e Jade Magalhães anunciam gravidez do primeiro filho

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Ticiane Pinheiro apareceu de surpresa em Miami para prestigiar a filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus ganha surpresa de Ticiane Pinheiro em aniversário de 15 anos nos EUA

Bruna Biancardi e Georgina Rodriguez - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Mulher de Cristiano Ronaldo manda recado para Bruna Biancardi e Mavie

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly