Bebês

8 dicas para relaxar o bebê e garantir uma boa noite de sono

Getty Images

Publicado em 29/09/2022, às 08h03 por Fernanda de Andrade


Compartilhe:


Nada se compara a uma boa noite de sono, não é mesmo? Se existe uma coisa que pais e mães sabem bem é que, muitas vezes, a chegada de um bebê também é um sinônimo de noites mal dormidas. Conseguir ter uma noite tranquila de sono pode ser considerado algo fora da realidade de muitas famílias com bebês em casa, ainda mais quando não se sabe o que fazer para poder o acalmar nestes momentos.

O motivo dessas noites de sono mais curtas e cheias de interrupções acontece pelo fato de que o sono do bebê não é igual ao sono dos pais. Durante os primeiros meses de vida o sono dele já é polifásico, ou seja, dividido em ciclos. Contudo, essas fases são mais curtas que as de um adulto, ocasionando os despertares durante a noite, que vão se tornando cada vez menores a partir dos seis meses de idade. Para noites de sono mais tranquilas, separamos algumas dicas para que você possa relaxar o seu bebê!

Os bebês têm um ciclo de sono diferente dos adultos (Foto: Getty Images)

1. Opte por ambientes silenciosos

Ninguém gosta de dormir em um local cheio de barulho, não é mesmo? Com os bebês não é diferente. Ao chegar perto do horário de dormir do seu filho, priorize sempre em mantê-lo em locais silenciosos e sem barulhos extremamente altos. Vale abaixar o som da televisão ou evitar ações que causam sons altos ou estridentes na hora em que o seu filho estiver prestes a dormir.

2. Evite o uso de eletrônicos

Essa dica vale tanto para os bebês quanto para os pais. O uso de eletrônicos perto da hora de dormir pode acabar sendo um empecilho para uma boa noite de sono. Isso acontece por dois motivos: o primeiro deles tem a ver com a luminosidade. As luzes artificiais emitidas pelos aparelhos eletrônicos são as inimigas número um da produção do hormônio do sono, a melatonina. Ele começa a ser liberado assim que o anoitecer se inicia, e com essa luminosidade, a produção de melatonina acaba sendo impedida.

Fora isso, um dos motivos também é a excitação mental causada pelos conteúdos vistos. Lembra daquele desenho que seu filho vê antes de dormir? Talvez ele seja a causa de noites mal dormidas pelos dois. Portanto, evite o uso dos eletrônicos por pelo menos uma hora antes de chegar o horário do seu filho dormir.

3. Coloque na posição certa para dormir

Assim como os adultos têm posições corretas para dormir, os bebês não são exceção. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a posição correta para o bebê dormir, principalmente nos primeiros meses de vida, é com a barriga virada para cima, com o rosto e braços descobertos e sem objetos além dos necessários no berço, evitando que o bebê acabe asfixiado durante a noite.

4. Coloque sons contínuos

Escutar sons contínuos pode ser algo que ajuda o bebê a dormir. Os famosos “White Noise” são sons que acalmam não só os bebês mas também os adultos. Existem diversos vídeos na Internet ou dispositivos que produzem esses sons para que você possa testar na hora de dormir. Além disso, o som do batimento do coração dos pais também conta como um som contínuo, sendo o mais especial deles!

5. Dê o play em músicas calmas

Ainda na temática de sons, as músicas calmas podem ser grandes aliadas na hora de dormir do bebê. Dessa forma, é possível fazer uso de músicas de ninar ou vídeos e playlists disponíveis na Internet. Mas lembre-se: o som sempre deve ser mantido em uma baixa altura!

Sons contínuos podem relaxar o bebê na hora de dormir (Foto: Getty Images)

6. Crie uma rotina da noite para o bebê

Ter uma rotina noturna pode ser uma grande aliada na hora de dormir! Você pode começar diminuindo a luminosidade do ambiente, o deixando mais aconchegante. Banhos mornos e massagens também ajudam a acalmar o bebê e podem ser incluídos na rotina noturna do seu filho.

7. Dê banho no bebê

Se engana quem pensa que o bebê não pode tomar banho. O banho pode ser algo diário na vida do seu filho, e além de evitar infecções, alergias e irritações na pele dele, também o ajuda a relaxar na parte da noite. Fora isso, também existe a possibilidade de lavar a cabeça de seu filho, mas esse ato não deve acontecer mais de uma vez ao dia.

8. Faça massagem no bebê

A massagem feita no seu filho é mais do que o simples toque. Ela é um momento de conexão entre vocês, e apresenta diversos benefícios para o bebê. Ela relaxa, melhora a circulação, evita cólicas, melhora a tonicidade muscular e também ajuda na prevenção de problemas no sistema gastrointestinal.

Para ter uma boa rotina noturna, é indicado usar produtos certos tanto para o banho quanto para a massagem do bebê. Pensando nisso, a Granado tem uma linha completa para garantir os melhores cuidados para o seu filho e boas noites de sono para os dois!

Os produtos da Granado são ideais para uma boa rotina de sono para o seu filho (Foto: Reprodução/ Granado)

Assista ao POD&tudo com Bia e Branca Feres


Palavras-chave
granado sono do bebê bebê dormir melhor noite de sono rotina da noite

Leia também

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Princípe William fala sobre estado de saúde de Kate Middleton e vai contra protocolo da família real

Família

Pai manda mensagem à filha antes de perder a vida ao ser levado por rio no RS: “Cuida da mãe”

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer