Bebês

5 truques para facilitar o desfralde

É comum as meninas se livrarem das fraldas com mais facilidade

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

isso

(Foto: Shutterstock)

A gente sabe o quanto o desfralde é difícil. Você fica naquela angustia a noite inteira com medo de escapar o xixi. “O desfralde não tem idade certa para acontecer”, afirma o pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, Jorge Huberman, pai de Rachel e Davi. No entanto é comum as meninas se livrarem das fraldas com mais facilidade.  Porém não tente apressar. Segundo Jorge há estudos que apontam que quando os pais tentam forçar, o desfralde acaba levando mais tempo para acontecer. O pediatra compartilhou com a gente 5 truques para você tirar essa fase de letra:

1. Observe se a criança resiste à novidade

Fale sobre essa mudança abertamente com seu filho e verifique sua reação.

Anúncio

FECHAR

2. Utilize o bom e velho penico

“Permita que a criança repare nas diferenças no jeito de urinar do pai e da mãe”, aconselha o pediatra. Explique para ela como cada um utiliza o banheiro e também o jeito certo de se limpar.

3. Ou opte pelo adaptador

“Ele evita que a criança caia na privada e poupa os pais da limpeza do penico, mas pode assustar no começo”, comenta o especialista. É bom deixar esse recurso para quando a criança estiver mais treinada. Outra dica é deixar um banquinho por perto para que ela possa apoiar as pernas enquanto usar e na hora de lavar as mãos.

4. Não brigue quando o xixi ou o cocô escaparem

“Ainda que seu filho não demonstre preocupação com o fato de ter se sujado, segure a bronca ao máximo, poque caso ele se sinta mal por isso, todo seu esforço para o desfralde pode ser em vão”, explica Jorge.

5. Desfralde noturno

A dica é só tirar a fralda à noite quando seu filho começar a acordar quase sempre seco. “Se não der certo no início, não desanime. Explique para a criança que é melhor esperar um pouco e que depois vocês tentarão novamente”, aconselha o especialista.

Leia também:

Aumente o som: duvidamos você não se emocionar com essa música sobre gravidez

Xixi na cama após o desfralde: por que isso ocorre?

Pai explica por que decidiu encher a geladeira da ex-esposa

Pais&Filhos TV