Criança

Xixi na cama após o desfralde: por que isso ocorre?

As causas podem ser físicas ou psicológicas

Tanara de Araújo

Tanara de Araújo

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Seu filho faz xixi na cama e você não está sabendo lidar com a questão? Calma! O escape noturno é considerado “normal” até os 5 anos. Só a partir dessa idade, com episódios de mais de duas vezes por semana, é preciso atenção às possíveis causas para, então, contornar o problema. As informações são do nefrologista pediátrico da Fundação Pró-Rim, Artur Wendhausen, pai de Ana Luiza e Gustavo.

De acordo com ele, a razão principal é física, e geralmente se caracteriza pelo fato de a criança nunca ter parado totalmente de fazer esse xixi na cama após o período de desfralde. Um dos aspectos mais comuns é genético. “Se o pai ou mãe tiveram o mesmo problema, a chance de a criança urinar na cama é de 45%. O percentual pode chegar a 75% se a incontinência urinária acometeu os dois”, esclarece.

O médico lembra que há outros motivos, como distúrbios do sono (o pequeno simplesmente não consegue acordar para fazer xixi); falta de controle neurológico da bexiga; e a não redução da urina produzida pelos rins à noite, entre outros. “Para esses, a solução deve ser buscada por meio da consulta com o pediatra, que irá encaminhar o pequeno para o especialista, se necessário”, esclarece.

Anúncio

FECHAR

São tantas emoções

Quando a criança chegou a parar de fazer xixi na cama, mas voltou a fazê-lo misteriosamente, pode ter fundo emocional envolvido. O nefrologista diz que as motivações podem ser várias: problemas de relacionamentos, perda de alguém querido, dificuldades na escola,…a lista é gigantesca!

Nesses casos, é preciso delicadeza na abordagem. Ou seja, castigos físicos ou psicológicos são proibidos, assim como exigir que a criança volte a usar fralda. “Isso só agrava a situação, pois ela não faz xixi na cama por que quer. É hora de ajuda, carinho e compreensão”, frisa Wendhausen.

Na prática, o médico sugere que os pais restrinjam o consumo de líquidos cerca de duas horas antes de dormir. Um xixi “saideira” também é recomendado antes de o pequeno ir para a cama. Já vistorias durante a madrugada não resolvem. “Isso só atrapalha o sono da criança e dos demais familiares”, avisa.

 

Leia também:

Xixi na cama: até que idade é normal?

Xixi saudável! Saiba como cuidar da saúde renal das crianças

O certo e o errado na hora de tirar a fralda do seu filho

7 regras de ouro para seu filho começar a usar o penico