Publicado em 26/05/2018, às 08h39 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Redação Pais&Filhos
O pós-parto de uma mulher é cheio de mudanças. Em conversas de mãesde recém-nascidos não podem faltar alguns assuntos polêmicos, como: seios com leite vazando, cicatrizes de cesárea, estrias, o pavor em fazer sexo novamente… Mas existe um sintoma que não é discutido: o porquê das mães não conseguirem fazer cocô.
Para as mães que sentem isso, a dificuldade em ir ao banheiro começa ainda durante o período da gravidez, continua durante o nascimento, se arrasta pelo período de amamentação e continua incomodando até mesmo no momento em que você está prestes a ir ao banheiro.
Sabe o pior? As mães não procuram por ajuda. Um estudo canadense descobriu que 60% das mulheres passam por isso semanalmente e que 90% diz que isso acontece uma vez por mês. Se você passa por esse problema sabe como é fácil de fingir que não está acontecendo, ainda mais com todas as preocupações que uma mãe tem na cabeça.
Mas a preocupação não é só você não estar indo ao banheiro, mas também o constante desconforto abdominal. Você merece se sente melhor! E vem mais por aí, se você não trata essa constipação antes de engravidar novamente, pode virar uma doença crônica bem mais difícil de resolver.
Por isso, trouxemos algumas estratégias para melhorar o seu dia-a-dia que vão te ajudar a fazer cocô:
1. Se encha de fibras
Sim! A vovó estava certa! Você tem que comer os seus vegetais… Feijões, cereais, grãos integrais e frutas também ajudam muito. Uma pessoa normal precisa de 25 gramas de fibra diariamente.
2. Beba MUITA água
Ainda mais se você estiver amamentando! Você precisa de água para a comida conseguir ser digerida e eliminada do seu corpo, não apenas para a produção de leite. Se você não beber muita água os blocos de alimento ficarão presos e você não conseguirá ir ao banheiro. Além disso, se você aumentou seu consumo de fibras e não bebe água o suficiente pode ficar ainda mais constipada, com gases, inchaço e refluxo.
3. Se exercite
Pessoas sedentárias são mais constipadas. Nós sabemos que ser mãe demanda 24 horas do seu dia, mas você não precisa participar de uma maratona para ver os resultados. Pode ser empurrar o carrinho de seus filhos, um balanço ou fazer um simples alongamento.
4. Tenha uma rotina
O intestino grosso gosta de manter um horário certo para ir ao banheiro. Anote a hora que você costuma ir ao banheiro e faça um lanchinho em um horário próximo junto com um café ou chá. Não pode com cafeína? Fique tranquila, um copo de água morna ou chá herbal pode ser também efetivos. Se a manhã parece ser a hora certa para você, tente comer um lanche com bastante fibra antes de dormir, pode funcionar como mágica.
5. Respire fundo
Quando você estiver tentando fazer cocô, vá com calma. Respirar fundo introduz um gentil movimento que pode fazer o bloco intestinal descer e ajudar você redescobrir seus músculos pélvicos se você está com problemas em senti-los. Cantarolar baixo ou repetir algum mantra também ajuda algumas mulheres.
Leia mais:
A banheira do seu bebê está limpa de verdade?
Kit higiene do bebê: o que você PRECISA ter em casa
Brinquedo que criança põe na boca precisa limpar. Sempre!
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Notícias 📣
Filhos gêmeos de Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima provam que a beleza é de família
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"
Família
Isis Valverde e Marcos Buaiz remarcam data do casamento após diagnóstico de câncer
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo