Publicado em 20/06/2018, às 08h03 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro
Você já ouviu falar em febre maculosa? Pois é, a americana Danielle McNair era uma das pessoas que também não conheciam, mas tudo mudou no dia 10 de maio. Seu filho, Mason McNair, estava na casa de seus avós em LaGrange, na Georgia, pronto para tomar banho e eles notaram um carrapato-estrela no umbigo do menino. Ela relatou toda a pavorosa experiência em uma publicação em seu Facebook.
O bicho foi cuidadosamente removido da barriga do garoto, mas o umbigo de Mason começou a ficar inchado e vermelho. Ela decidiu levá-lo ao médico, que passou alguns antibióticos para que ele tomasse durante 10 dias. No último dia de tratamento, no entanto, ele apresentou sintomas diferentes, como manchas vermelhas, febre, fadiga, diarreia e dor de estômago.
E não parou por aí. Por volta das nove horas da noite do mesmo dia, as manchas começaram a piorar se espalhar. De acordo com Danielle, era visível que tinha algo errado acontecendo. Ela falou com o pediatra da família e ele disse essa era uma reação atrasada do antibiótico e que poderia levar até seis semanas para Mason se recuperar 100%. Mas a mãe não se contentou com esse diagnóstico.
Depois de muita pesquisa sobre os sintomas, ela começou a desconfiar de febre maculosa, uma doença que pode levar até à amputação de dedos ou membros, além da perda de audição, paralisação, deficiência e, nos casos mais graves, à morte. Danielle então resolveu voltar ao médico e conversar sobre suas pesquisas. O doutor reavaliou a criança, deu o diagnóstico oficial de febre maculosa e prescreveu o antibiótico correto, que curou Mason.
Por ter passado por tudo isso, a mãe se vê na obrigação de dividir com outras pessoas a sua experiência assustadora. Ela alerta que para a recuperação completa da criança, sem danos a longo prazo, é preciso reconhecer a doença na hora certa. Danielle também fala da existência de carrapatos contaminados e que é importante que os pais olhem seus filhos depois deles terem brincado do lado de fora de casa, principalmente em áreas arborizadas, perto de lagos, gramas altas e jardins. A doença infecciosa também é mais comum em períodos secos do ano, especialmente entre junho e novembro.
Leia mais:
Conheça as 12 doenças mais comuns no primeiro ano de vida do seu filho
Conheça 18 doenças que ocorrem na infância
Sintomas podem indicar doença renal em criança
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"