Recém-Nascido

Por que dói na gente?

Imagem Por que dói na gente?

Publicado em 20/08/2013, às 18h10 - Atualizado em 26/06/2015, às 08h52 por Redação Pais&Filhos


Pouco tempo depois de o bebê nascer, é preciso fazer o teste do pezinho. Ele ainda não sabe o que está acontecendo, só quer ficar pertinho da sua mãe, sentindo o seu cheirinho, mas rapidamente a vida se encarrega de dizer: Nem tudo são flores, meu pequeno amigo, há espinhos e vai doer também. E assim será para o resto da sua vida.

Por que, então, queremos fazer de tudo para abreviar o sofrimento de nossos filhos? Afinal, sofrer é inevitável… Um dos momentos mais difíceis para os pais de primeira viagem é levar seus bebês para tomar vacina (e olha que a BCG é logo após o nascimento). A picada é na criança, mas dói na gente. E dor de mãe não é física, é no coração. E assim a vida dá outra lição, dizendo: “há males que vem para o bem”, embora nosso ainda frágil bebezinho não entenda isso.

Tenho lido nos blogs e nas redes sociais o quanto os pais têm mimado seus filhos tentando abreviar suas frustrações e insatisfações, já que, mais uma vez, o objetivo é não fazê-los sofrer. Mas ao agirem assim, os pais acabam estragando suas crianças que irão se tornar adolescentes e adultos mimados, algumas vezes insuportáveis. Sem a capacidade de lidar com o “não”, serão colegas de trabalho bastante inflexíveis e revoltados.

Nós, mães de bebês, ainda temos um longo e árduo caminho pela frente: a formação e educação de nossos rebentos até o dia em que eles deixarão de viver embaixo de nossas asas. Esse trajeto será divertido, emocionante e sofrido, assim como é a vida.

Hoje, tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam começar a engatinhar. Tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam andar. Tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam brincar. Tentamos evitar que eles se machuquem, mas eles precisam conhecer o mundo. Afinal, cair faz parte. As picadas das vacinas fazem parte. Chorar faz parte. Não é fácil, dói na gente, mas quem sabe seremos pais melhores se aceitarmos que, sim, eles irão se machucar; sim, eles ainda irão se frustrar muito, e por muitos e muitos anos e motivos diferentes.

É hora de dizer não, mas com amor, com carinho. É hora de mostrar que nem tudo é um mar de rosas, mas podemos, juntos, aprender a lidar com os dissabores da vida. Passar por essas experiências fará do seu filho um ser humano melhor e, com certeza, alguém em quem você poderá se orgulhar.

Mariana Branco é editora do blog Mamãe Prática (www.mamaepratica.com.br). Com a chegada da Manuela, decidiu unir suas duas paixões (jornalismo e maternidade) e botar a mão na massa para criar seu próprio blog. Agora, para se tornar uma mamãe prática, divide com os leitores os erros e acertos da maternidade.


Palavras-chave
Aconteceu comigo

Leia também

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

O casal reatou o relacionamento no início deste ano - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana

Leo Zagueiro, Regis Danese e Camila Campos - Reprodução: Instagram

Família

Esposa de Leo Zagueiro diagnosticada com câncer no 7º mês de gestação conta que doença se espalhou para os ossos

Jéssica explicou o motivo de não estar na fazenda Talismã - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”

Alezinho disse que gostaria de ver a mãe entrando de amarelo no casamento - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende

Junno é o namorado de Xuxa Meneghel - Reprodução / Instagram @junnoandrade

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

Ticiane Pinheiro apareceu de surpresa em Miami para prestigiar a filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus ganha surpresa de Ticiane Pinheiro em aniversário de 15 anos nos EUA