Recém-Nascido

Petra Mattar mostra corpo pós-parto e faz desabafo: ‘’Sangrando por 40 dias’’

Petra Mattar mostra corpo pós-parto - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 28/04/2023, às 11h48 - Atualizado em 29/04/2023, às 09h53 por Redação Pais&Filhos


Na noite do último dia 28, quinta-feira, a influenciadora digital Petra Mattar, de 28 anos, compartilhou nas redes sociais um desabafo sobre como está sendo para ela passar pelo puerpério. A cantora deu à luz Makai no dia 17 de abril em Santos, São Paulo. Nos Stories do Instagram, a mãe de primeira viagem publicou uma série de fotos mostrando o corpo pós-parto.

Na primeira imagem ela mostrou como estava o corpo 1 dia após o nascimento de Makai. Já na segunda a modelo aparece usando uma calcinha descartável 10 dias depois do parto. “Sim, essa calcinha descartável é super confortável, porque pra quem não sabe, a gente fica sangrando por 40 dias após parir”, escreveu ela em um post no Instagram.

Petra Mattar mostra corpo pós-parto (Foto: Reprodução/Instagram)

Além disso, na rede social, Petra também compartilhou novas fotos do bebê recém-nascido e comentou que está com os mamilos rachados de tanto amamentar o bebê. A influenciadora é filha do ator Mauricio Mattar e da atriz Fabiana de Sá. Ela não revelou qual a identidade do pai de seu filho e diz ser mãe solo.

O que é o puerpério?

Vamos à compreensão por fases. Primeiro a palavra: puerpério. O dicionário define como: “período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação”. A ginecologista e obstetra Erika Narimatsu, da Clínica Gynari assistência médica, filha de Yukio e Toshi, reforça essa definição e acrescenta que não ocorrem apenas modificações físicas, mas também psíquicas e hormonais no organismo da mulher.

“Durante esse tempo, a mulher pode apresentar insegurança em relação aos cuidados com o bebê e com o corpo, o que favorece a um estado de baixa autoestima”, explica a ginecologista. Então, você que acabou de dar a luz ao seu bebê, pode sentir mudanças constantes de humor com tendência a chorar ou se irritar com facilidade.

A comunicação e acolhimento entre pais e filhos nos momentos difíceis gera conexão - e, posteriormente, a conexão se transforma em colaboração
O puerpério é uma fase pós-parto (Foto: Getty Images)

A ginecologista explica que os médicos chamam as primeiras duas semanas do puerpério – em que a mulher sente um forte descontrole emocional – de Blues puerperal. Blues é um gênero musical americano que possui uma sonoridade melancólica, depois dele a palavra “blue” começou a ser usada para expressar muita tristeza ou depressão na língua inglesa.

Érica Falcão, mãe da Fernanda, Lara, Lavínia e da Lis, de apenas 22 dias, conta que depois do parto ficou bem cansada fisicamente e no começo se sentiu bem triste. “Agora já me sinto bem melhor, estou radiante sendo mãe de 4 meninas!”.

O período do puerpério varia entre seis a oito semanas em média. E é dividido em quatro etapas. Primeiro o puerpério imediato que dura de 2 à 4 horas pós-parto. Depois o puerpério mediato, esse ocorre a partir do décimo dia, nessa fase a mulher apresenta um sangramento vaginal, isso ocorre porque o útero está começando a voltar ao seu tamanho normal.

Na sequência vem o puerpério tardio, até 6 semanas pós-parto, e por fim, o puerpério remoto, a partir do 45˚ dia até que a mulher retome sua função reprodutiva. Um dos grandes tabus durante esse período é o sexo.

Saiba mais informações sobre o puerpério acessando a matéria completa aqui!

Veja também: Faça seu cupcake de massinha

Brincar de massinha é uma excelente forma de explorar a criatividade do seu filho, nós testamos o Play-Doh Magia de Unicórnio, para criar um cupcake temático, com direito a chifres, arco-íris, estrelas e muito mais


Leia também

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Davi fala sobre ensinar filho a ser macho no BBB 24 - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Davi gera polêmica ao falar sobre filhos: "Tomara que não venha mulher"

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso