Recém-Nascido

Novo calendário de vacinação para prematuros: saiba o que mudou!

A prematuridade é uma das principais causas de mortes de crianças no primeiro mês de vida. Entenda a importância da imunização para a vida do seu bebê

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

calendário-imunização

Durante todo o mês de outubro, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) apresenta o novo calendário de vacinação para bebês prematuros, aqueles nascidos com menos de 37 semanas de gestação e menos de 2,5 quilos. Isso porque quanto menor o período gestacional e menor o peso do bebê, maiores são os riscos.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos, apresentado pelo SUS e pelo Ministério da Saúde, nascem 931 prematuros por dia, ou 40 por hora, apenas no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o país está entre as 10 nações com maior nascimento de bebês prematuros, em relação a todos os partos realizados.

Anúncio

FECHAR

“No Brasil, ainda temos uma grande disparidade em relação aos prematuros. Enquanto em algumas poucas regiões se observa  um alto índice de sobrevivência de prematuros nascidos com poucos meses de gestação, em outras a mortalidade é grande, por falta de cuidados adequados. Nosso objetivo com este calendário é sugerir um padrão de cuidado para todas as localidades do país”, afirma o especialista e vice presidente da SBIM, Renato Kfouri.

Uma das principais causas de hospitalizações e  mortalidade entre bebês prematuros é a infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um vírus sazonal, cuja estação de circulação varia de região para região no Brasil. “Como o VSR pode ocorrer em diferentes épocas nas várias regiões brasileiras, o calendário para prematuros prevê períodos de imunização distintos: na região Norte, os prematuros devem ser imunizados de  janeiro a junho; no Sul, de março a agosto; e nas outras regiões, entre fevereiro e julho”, recomenda Kfouri.

Para mais informações sobre o calendário e sobre as recomendações para prematuros, acesse www.sbim.org.br.

calend-sbim-prematuro-2014-15