Publicado em 02/11/2022, às 14h14 - Atualizado em 03/11/2022, às 09h31 por Redação Pais&Filhos
Uma jovem indiana de 23 anos que está em coma deu à luz a uma bebê saudável. Em março de 2022, Shafiya estava no segundo mês de gestação quando ela sofreu um acidente, pois a burca dela ficou presa em uma moto. Então a moça acabou caindo do veículo e como ela estava sem capacete ela está em coma até hoje e teve graves ferimentos, segundo informações do portal britânico ”DailyMail”.
A jovem já passou por cinco cirurgias neurológicas diferentes e precisou de um ventilador pulmonar para continuar respirando. Além disso ela também teve que remover um segmento do crânio para aliviar a pressão do cérebro e dos ferimentos. Os médicos estavam prontos para recomendar para a família que a mulher interropesse a gestação até passarem por ultrassom que apontou que a gravidez de Shafiya era normal, eles finalmente recomendaram à família que continuassem com a gravidez.
Quando uma pessoa entra em coma ela têm a atividade cerebral mínima e seus reflexos básicos, como tossir e engolir, são reduzidos. E eles geralmente não respondem ao som ou dor ou se comunicam ou se movem voluntariamente.No entanto, os pacientes em coma permanecem em grande parte saudáveis. Seus órgãos ainda funcionam e podem sustentar um bebê em crescimento.
Apesar de ter apenas 10 a 15% de chance de sair do coma, Shafiya conseguiu dar à luz uma menina perfeitamente saudável em 22 de outubro. Mesmo após o parto, ela ainda segue em coma, mas consegue respiar sem um ventilador pulmonar e às vezes ela consegue mover a cabeça e as pernas. Desse modo a jovem, deixa todos com a esperança de que um dia ela possa conhecer a filha.
Dr. Deepak Gupta, seu cirurgião, chamou o caso de ‘altamente incomum’, acrescentando: ‘Eu não encontrei nenhum caso em minha carreira neurocirúrgica de 22 anos no AIIMS. “Ela está atualmente em condição estável e não está em suporte ventilatório. ‘Existe uma resistência em usar capacete na garupa, especialmente da comunidade muçulmana e sikh.”Mulheres, ou qualquer pessoa, que ande na garupa de duas rodas, deve usar capacete”, disse o médico em entrevista ao portal britânico.
Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria