Engravidar

Suas chances de engravidar em cada fase do ciclo

Entenda qual a melhor hora para conceber!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Para acertar em cheio na concepção do bebê, você precisa estar ligada nos momentos mais férteis do ciclo. Aqui você verá como aumentar as suas chances de conceber durante o mês.

Fase 1: Seu período

Na essência, menstruação é o derramamento mensal do endométrio, a membrana interna do útero. Para a maioria das mulheres, isso dura entre três e sete dias. Lá pelo terceiro dia, os níveis dos hormônios progesterona e estrogênio aumentam e trabalham para reconstruir o endométrio.

Anúncio

FECHAR

Perto do quarto dia, os ovários estão preparando os óvulos para serem liberados. A não ser que sua ovulação seja realmente antecipada (o tempo médio para ovulação é de 14 dias antes do seu período começar), existe uma pequena chance de que o esperma consiga encontrar óvulos durante essa fase do ciclo.

Suas chances de conceber: quase nulas. Não é prejudicial ter relações sexuais, mas algumas mulheres veem esse momento como um intervalo nas tentativas de ter um bebê.

Leia também:

Cinco problemas imunológicos que podem impedir a gravidez

Está pensando em engravidar? Veja 7 cuidados com a pele para fazer agora

13 coisas engraçadas que fazemos quando tentamos engravidar

Fase 2: Pré-ovulação

“Eu recomendo fazer sexo frequentemente, duas a três vezes por semana, mas em dias alternados se possível, logo após parar de menstruar, para cobrir a janela da pré-ovulação”, afirma Jelly Pagidas, especialista em fertilidade no Centro de Mulheres & Crianças para Reprodução e Infertilidade em Providence, nos EUA. Aqui está o porquê: perto do sétimo dia do ciclo, você notará um corrimento vaginal que parece elástico ao toque. Em alguns dias, ele ficará branco e cremoso, um sinal de que a sua fertilidade está voltando novamente. Isso não significa que o óvulo já foi liberado, mas é um bom indicador de que a ovulação está a caminho e o seu muco cervical é um ambiente amigável para o esperma.

Lembre-se, o esperma pode viver mais de cinco dias se estiver preso em um muco cervical fértil, então depende de você colocar alguns nadadores no lugar. “Um estudo mostrou que pessoas que só tiveram sexo nessa fase, ainda que quatro ou cinco dias antes de ovular, ficaram grávidas”, diz Steven R. Bayer, endocrinologista reprodutivo em uma clínica de fertilidade em Boston, nos EUA.

Suas chances de conceber: boas. Um óvulo tecnicamente não é liberado durante essa fase, mas você vai querer manter a rotina sexual já que pode acontecer de ovular antes do planejado.

Fase 3: ovulação

Bem-vinda ao tempo nobre para a concepção! Não importa quanto tempo tenham os seus períodos, a ovulação começa geralmente 14 dias antes do seu próximo período. Quando isso acontece, a temperatura do seu corpo aumenta em cerca de metade de um grau. Mas tenha em mente que isso acontece depois que você já está ovulando, o que pode ser tarde demais. “Aí que os kits de ovulação se tornam tão úteis”, Bayer explica. “Uma vez que ele se torna positivo, tenha relações sexuais nas próximas 24 ou 36 horas”.

Outro bom indicador de fertilidade é a consistência do seu muco cervical. “Você verá um corrimento vaginal que aumenta em quantidade e tem a consistência de clara de ovo, sinalizando o momento perfeito para ter relações sexuais”, diz Bayer. Teste o seu colocando o dedo indicador e o polegar na sua vagina para recolher uma amostra, e então faça um movimento de pinça com esses dedos. Se a consistência for fina e espalhar facilmente entre os dois dedos, você está no momento certo.

Suas chances de conceber: altas, se fizer sexo em 36 horas. Quaisquer óvulos liberados vivem não mais do que 12 horas. Na verdade, é melhor se o esperma encontrar o óvulo entre quatro e seis horas após a liberação. Dados mostram que manter relações sexuais a cada dois dias é tão eficaz quanto fazer todos os dias, então não precisa enlouquecer e fazer sempre (a não ser que você realmente queira!).

Fase 4: pós-ovulação

Também conhecida como a fase lútea, essa porção final do seu ciclo dura pelo menos 12 dias e, no máximo, 16. A progesterona começa a subir, sinalizando que os ovários não precisam mais liberar óvulos nesse mês. O seu muco cervical secará e criará um “plug” para prevenir que qualquer esperma adicional entre no útero.

Demora cerca de seis dias para cada óvulo fertilizado viajar ao seu útero. Se um implantar no seu endométrio, você começará a ver o aumento da gonadotrofina coriônica humana (hCG), o hormônio medido em testes de gravidez caseiros, dentro de uma semana.

Suas chances de conceber: baixas. Uma vez que o óvulo foi liberado, não há muito que fazer até o próximo mês. Mas certamente não há mal em fazer sexo se você estiver no clima!