Engravidar

Posições sexuais podem determinar o sexo do bebê?

A maioria das técnicas que ouvimos por aí sobre maneiras de determinar o sexo do bebê são furadas. Saiba mais

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

“Minha esposa e eu estamos tentando ter uma menina, já que já temos um menino. Há alguma posição sexual específica que pode aumentar nossas chances?”

As pessoas vêm tentando descobrir essa questão por séculos, mas “realmente não há posições que possam influenciar o sexo do seu bebê”, diz o Dr. Jeffrey Steinberg, diretor do programa de seleção de gênero no Instituto de Fertilidade de Los Angeles.

Anúncio

FECHAR

Infelizmente, ainda dependemos da mãe natureza quando se trata do sexo de nossos bebês, apesar dos muitos métodos folclóricos: comer carne e comida salgada para ter um garoto ou investir nas sobremesas para ter uma garota. Transar de pé ou quando a lua está na fase minguante se você quer um filho, preferir a posição tradicional e transar na lua cheia se você quer uma filha.

Você também pode encontrar uma tabela chinesa de 700 anos que explica quais datas vão resultar em menino e quais vão resultar em menina, baseado na idade das mães e no mês de concepção. Porém, não há qualquer evidência científica de que isso funcione.

No entanto, a seleção de gênero é um grande negócio. O livro mais conhecido é do pioneiro em fertilização in vitro Dr. Landrum Shettles que publicou primeiro um relatório nos anos 1960 sobre as características distintas dos cromossomos X (produtor de meninas) e Y (produtor de meninos) no esperma, e compilou uma série de técnicas de planejamento familiar não invasiva, de baixa tecnologia.

Dr. Shettles, por exemplo, aconselhou os casais que procuram um filho a ter relações sexuais o mais próximo possível à ovulação, porque é quando os fluidos vaginais e do colo do útero de uma mulher tendem a ser mais alcalinos, condição que favorece a concepção de espermatozoides Y saudáveis. No entanto, um estudo publicado no New England Jornal of Medicine revelou que não há relação entre o momento da relação sexual e o sexo do bebê.

“Na verdade não há muito que possa ser feito em casa para escolher o sexo do bebê”, resume Dr. Steinberg. Se você estiver realmente decidido a ter uma menina, fora do quarto há procedimentos médicos de alta tecnologia envolvendo esperma e embriões, mas a ética envolvida está sendo debatida em todas as frentes.

Leia também: Ricky Martin diz que escolheu o sexo dos filhos

Assista ao vídeo, em inglês, “Menino ou Menina: Como a genética determina o gênero do seu bebê”