Engravidar

A posição faz a diferença

Ainda não inventaram um Kama Sutra da fertilidade, mas existem posições sexuais que podem aumentar as chances de engravidar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Se você está tentando engravidar, provavelmente já deve ter escutado a velha dica de permanecer deitada por um tempo após o sexo com os quadris elevados. O ginecologista Augusto Bussab, especialista em reprodução humana, confirma a eficiência da técnica: “Quando o homem ejacula, o sêmen sai mais denso e, após alguns minutos, ele se liquefaz. Quando a mulher coloca um apoio em baixo do quadril (isso enquanto estiver deitada), como uma simples almofada, ela muda o anglo de inclinação da vagina, ‘represando’ este sêmen na entrada do colo do útero”, explica.

Por cima ou por baixo?

Anúncio

FECHAR

Segundo o especialista, as posições que favorecem a permanência do sêmen por um tempo maior dentro da vagina aumentam as chances da concepção, como a tradicional “papai e mamãe” (com o homem por cima), pois permite uma penetração mais profunda, e também a penetração vaginal por trás, do tipo “cachorrinho” ou “de ladinho”. Posições em que a mulher fica por cima ou em que os parceiros estejam de pé são menos favoráveis.

Leia também:

7 impulsionadores naturais de fertilidade

Claro que qualquer relação sexual, independente da posição, pode gerar uma gravidez, mas, se você quer mesmo potencializar suas chances de conceber, talvez seja melhor não contrariar a lei da gravidade.

E o orgasmo feminino, é essencial?

Com o orgasmo feminino, o útero se contrai e isso facilita a subida do sêmen para dentro do útero, mas ele não é imprescindível para que a mulher engravide. Apesar de não ser extremamente necessário, a tentativa ao orgasmo não faz mal, então divirta-se.

Um fator que ajuda os espermatozóides a chegarem ao destino certo é o período fértil. “A mulher fica com a vagina mais lubrificada em decorrência do muco que produz”, explica o dr. Bussab.

 

Consultoria: Augusto Bussab é ginecologista, especialista em reprodução humana, filho de Nemtallah e Neuza. Site: Eu quero ser mãe