Engravidar

7 dicas para ajudar a aumentar a fertilidade

Fatores como estresse, hábitos alimentares e até questões emocionais influenciam na hora de engravidar. Veja como lidar com eles

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Na teoria, quando o casal decide engravidar, interromper os métodos contraceptivos, checar o dia da ovulação e ter relação sexual no período fértil parece ser suficiente para conseguir o resultado positivo. Na prática, nem sempre é assim. A verdade é que fatores como estresse, hábitos alimentares e até questões emocionais influenciam na fertilidade. Então, se você está pensando em aumentar a família, existem alguns hábitos que você pode adotar.

Não se prenda à tabelinha

Anúncio

FECHAR

Quando a gente está tentando engravidar, costumamos ficar mais ligadas no nosso período fértil e procuramos seguir à risca a tabelinha. Mas essa cobrança pode gerar mais estresse do que facilitar a concepção. E quando a mulher está sob pressão o endométrio não se prepara de forma adequada para nidação  Sendo assim, relaxe. Se você e seu marido tiverem relação sexual de 2 a 3 vezes por semana, certamente vão conseguir acertar o dia da ovulação.

Livre-se do cigarro

Fumar é ruim em qualquer momento da vida, mas os malefícios das substâncias presentes no cigarro, podem ser ainda piores se você está tentando engravidar. Isso porque a nicotina libera monóxido de carbono, que diminui a oxigenação celular e a circulação do sangue, como consequência, a irrigação dos ovários e a oxigenação do endométrio são prejudicadas.

Faça exercícios

Sedentarismo e má alimentação influenciam na produção hormonal do organismo e afetam os padrões naturais que controlam a sua menstruação. Por isso, se você não é adepta dos exercícios físicos, precisa mudar sua rotina e alimentação. Você vai ver como isso fará diferença na sua saúde.

Não exagere nos exercícios

É importante cuidar da sua saúde e percentual de gordura, se você está tentando engravidar, mas isso não precisa virar uma obsessão na sua vida. Quem exagera nos esportes também desequilibra o organismo e pode ficar sem ovular.

Não use lubrificantes

Produtos como esses alteram o PH da vagina e podem influenciar no momento da fecundação.  

Faça exames ginecológicos

Muitos das situações quem envolvem casais com dificuldades para engravidar acontecem porque a mulher está com alguma infecção vaginal. É importante ressaltar que algumas doenças ginecológicas não apresentam sintomas, mas podem ser um empecilho para engravidar.

Cuide do seu emocional

Para que você se sinta confiante para cuidar do seu bebê, é preciso antes cuidar de você. Fica difícil transmitir amor aos outros se a gente não se ama também. O nosso corpo funciona em sintonia com a nossa mente. Se você está com várias coisas na cabeça, o seu organismo organismo também vai sentir e pode influenciar nas suas tentativas de engravidar.

Consultoria: Jurandir Passos, médico do Delboni Medicina Diagnóstica e pai de Isabela e Natália

Pais&Filhos TV