Engravidar

7 coisas que você deve fazer antes de engravidar

De tratamento dental até suas férias, veja o que fazer

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

7-coisas-que-voce-deve-fazer-antes-de-engravidar

Aviso às navegantes: mulheres que pretendem engravidar nos próximos meses devem se cercar de inúmeros cuidados como colocar a carteira de vacinação em dia ou até mesmo pensar em mudanças nas cores das paredes da casa (saiba que se você for metódico em relação à decoração do lar, pode tomar um susto com a aparência que sua casa tomará após a chegada de uma criança). Veja o que mais você pode e deve fazer.

Arregace as mangas

Anúncio

FECHAR

Veja seu médico para uma consulta pré-gravidez. Assim, você poderá fazer o check-up completo e ainda pedir para que ele te passe a lista com as vacinas que você deverá tomar caso não esteja com tudo em dia. Vacinas com vírus inativos são seguras para o período gestacional, mas aquelas com o vírus ativo não devem ser aplicadas em gestantes.

Conheça nosso guia de vacinação

Gaste um tempinho com um tratamento dental

Quer um motivo para consultar um dentista? Uma má saúde bucal aumenta o risco de infecção bacteriana que pode ser associada com parto prematuro ou até mesmo Pré-eclâmpsia. Então, tenha certeza de que você está com tudo em ordem e, claro, se tiver de fazer algum tratamento que inclua um raio-X,  faça antes de engravidar!

Aumente seu nível de ácido fólico

A vitamina B ajuda a diminuir o risco de malformações como a Espinha bífida. Esse tipo de malformação acontece logo no início do desenvolvimento do bebê, antes mesmo que muitas mulheres saibam que estão grávidas, por isso, os médicos recomendam que você aumente o consumo de ácido fólico antes mesmo de engravidar. O consumo folhas verdes, que têm alto teor de vitamina do complexo B, são uma boa pedida. Mas, provavelmente, apenas o consumo de alimentos com essa vitamina não será o suficiente, por isso, seu médico poderá recomendar um suplemento.

Tente cortar a cafeína

Se você começa seu dia com uma grande xícara de café ou costuma consumir muito refrigerante ou chá ricos em cafeína, talvez seja o momento de se livrar da substância. Não há um consenso sobre o quanto esse estimulante é seguro durante a gestação, mas especialistas concordam que quanto menos, melhor. Bônus de cortar a cafeína: Altos níveis de cafeína podem afetar na fertilidade, logo, cortar o estimulante pode ser um facilitador para que o casal engravide.

Tire uma folga!

Ama viajar? Sonha em conhecer algum lugar exótico? Vá agora antes que você tenha de pensar em cadeirinha do carro, porta-malas grande o suficiente para carregar carrinho, bercinho, banheirinha e várias malas. Além disso, viagens para lugares muito distantes ou com uma cultura diferente da sua, pode ser mais complicado quando você tem um filho.

Cheque seus medicamentos

Alguns remédios são seguros e podem ser tomados durante a gestação, mas alguns não. Sem contar aqueles que ainda não têm os riscos calculados. Por isso, você pode precisar mudar seu tratamento médico, ou parar completamente, caso pretenda engravidar. Em alguns casos, pode ser mais perigoso não tomar os remédios, por isso, sempre fale antes com seu médico.

Pinte sua sala agora

Há alguns elementos tóxicos que você não irá querer nem chegar perto durante a gestação, entre eles estão os presentes em algumas tintas de parede. Por isso, se você pretende pintar ou reformar um cômodo da sua casa, faça isso antes de engravidar.