Publicado em 05/06/2015, às 18h25 - Atualizado em 06/08/2015, às 14h44 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
1. Abandonar a pílula
Pare o controle de natalidade alguns meses antes de realmente começar a tentar engravidar, recomenda Robert A. Greene, médico e coautor de Perfeito Equilíbro Emocional para a Fertilidade, em tradução livre. Isso te dará tempo para saber o tempo exato do seu ciclo menstrual natural e ajudará a descobrir quando você está ovulando e o seu período de maior fertilidade. Se você já está tomando a pílula anticoncepcional há um tempo, seu ciclo atual pode ser diferente do que era quando você começou a tomar. Pode levar um tempo até que os hormônios voltem ao normal. Mas se depois de três meses o seu ciclo não estiver regular, procure um médico.
2. Não exagerar nas festas
Fumar e beber durante a gravidez? Nem pensar! “Se você é adepta destes hábitos, comece a tentar parar”, diz a Dra. Jennifer Wider, autora de O Novo Guia de Sobrevivência das Mães, em tradução livre, e conselheira da Sociedade para Pesquisa da Saúde da Mulher. “Se você bebe moderadamente, você provavelmente não precisa mudar nada, desde que você tenha certeza de que não está grávida ainda”, afirma a médica.
Isso também vale para o parceiro. O excesso de álcool interfere na fertilidade e pode prejudicar a produção de esperma nos homens. Fumar, mesmo socialmente, pode afetar tanto a qualidade dos óvulos quanto dos espermatozoides, para não mencionar o aumento no risco de defeitos de nascimento, aborto espontâneo, parto prematuro e outras condições. É estimado que 13% dos problemas de fertilidade são causados pelo tabaco, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, e não há níveis seguros de consumo do cigarro.
3. Reduzir a cafeína
Se você não consegue passar um dia de trabalho sem tomar várias xícaras de café é melhor repensar sua ingestão diária de cafeína. Alguns estudos mostraram que o excesso de cafeína na gravidez aumenta a chance de aborto espontâneo.
4. Subir na balança
Se você está alguns quilos acima do peso, pode ser a hora de começar a eliminá-los. Mulheres com sobrepeso que perdem alguns quilos têm mais chances de engravidar, além de ter uma gravidez mais saudável e diminuir o risco de complicações. É recomendável inserir exercícios físicos na sua rotina agora, pois isso pode ajudar até a voltar ao peso depois de ter o bebê. Por outro lado, se você está abaixo do peso, cheque com seu médico se você precisa ganhar alguns quilos. O Índice de Massa Corporal (IMC) da mulher que deseja engravidar deve estar entre 19 e 24.
5. Ir ao cinema
Assista quantos filmes na telona você conseguir. Depois de engravidar, sentar por algumas horas na mesma posição pode ser desconfortável, somando ainda o fato de ter que urinar frequentemente. Se você já tem tendência de adormecer enquanto assiste televisão, vai ser ainda mais difícil ficar acordada durante a gravidez.
6. Fazer uma poupança
Você sabe que terá gastos desde fraldas até a faculdade. “Mas até a gravidez em si pode sair mais caro do que você imaginava”, diz Katina Jones, autora de The Everything Get Ready for Baby Book. Consultas médicas e roupas novas são alguns dos gastos… Mesmo que você gaste um pouco por vez, é bom ter uma garantia antes de engravidar.
7. Ficar de olho nos suplementos
“Toda mulher que pense em engravidar no período de três a seis meses deveria fazer suplementação diária de ácido fólico”, afirma o Dr. Wider. Isso evita malformações no tubo neural do bebê.
8. Dormir bastante
A maioria das pessoas acha que as noites mal dormidas vêm com o bebê, mas pode ser difícil ter noites revigorantes de sono durante a gravidez: azia, levantar várias vezes para fazer xixi e encontrar uma posição confortável podem atrapalhar. Dormir bem pode até mesmo ajudar a engravidar mais rápido – as mulheres que dormem muito pouco tendem a ter mais problemas para ocular regularmente do que aqueles que dormem bem, mostram alguns estudos.
9. Encontrar o remédio infalível contra o estresse
Algumas pesquisas mostram que níveis elevados de estresse podem dificultar que a mulher engravide. “Certifique-se de que você está calma e preparada para essa próxima etapa da sua vida e descubra o que mais te faz relaxar”, afirma o Dr. Wider. Talvez tomar uma xícara de chá, assistir um episódio do seu seriado favorito ou fazer uma caminhada. O importante é que funcione para você.
10. Tirar fotos
Se a última vez que você usou a câmera fotográfica foi na lua-de-mel, agora é a hora de voltar a tirar fotos! Não só de você e seu marido, mas também da sua casa, de um lugar novo e tudo o que for te lembrar do período pré-gravidez. Um dia seu filho vai adorar ver esses registros.
11. Fazer uma lista de restaurantes
Você e seu parceiro devem ter alguns lugares que estão doidos para experimentar, então faça uma lista dos seus favoritos e use suas noites de sábado para conhecê-los. Obviamente você ainda poderá jantar fora quando estiver grávida, mas as refeições serão um pouco diferentes.
12. Pensar em qual local vocês querem morar
Se você quer mudar para um lugar mais espaçoso ou com uma localização melhor, quanto antes melhor. Se sentir confortável onde você mora vai ajudar você a se sentir mais preparada para a gravidez. É melhor não ter que se preocupar com mudanças e reformas quando você está grávida. Por outro lado, se você está feliz onde mora, não se sinta na obrigação de mudar. Você não precisa ter uma casa enorme para criar seu filho.
13. Avaliar seu emprego
Se você não está feliz com seu trabalho, essa á uma boa hora para você trocar de emprego. Algumas perguntas que você pode se fazer são: Você está satisfeita com o que faz? Há flexibilidade para suas necessidades depois que o bebê chegar? Os outros pais parecem felizes trabalhando lá? Se você respondeu não, talvez seja hora de repensar.
14. Perguntar para sua mãe sobre a gravidez dela
E para suas irmãs, tias e avós, se possível. Elas levaram muito tempo para conseguir engravidar? Tiveram complicações como trabalho de parto prematuro? Algumas condições de saúde podem ser genéticas e é uma boa ideia investigar seu histórico para compartilhar as informações com seu médico. Mas não se preocupe tanto. Só porque sua irmã levou um ano para engravidar não significa que o mesmo vai acontecer com você.
15. Fazer uma visita para o médico
“Muitos especialistas recomendam agendar um check-up antes de engravidar, especialmente se você não vai ao médico regularmente”, afirma o Dr. Green. Você deve conferir se as vacinas estão em dia, se seu coração está saudável, se a pressão e o colesterol estão controlados e checar problemas como diabetes. O mesmo vale para seu parceiro.
16. Não se esquecer do dentista
“Pode parecer que sua saúde bucal não está relacionada a sua fertilidade, mas cuidar dos seus dentes antes da gravidez é uma medida sábia”, ressalta o Dr. Greene. “Na verdade, a escovação, o uso do fio dental, e as visitas ao dentista regularmente podem reduzir o risco de aborto em até 70%”, diz o médico.
17. Faça uma viagem entre amigos
Viajar, viajar, viajar. Ouvimos esse conselho de todo mundo. E não apenas com seu parceiro, mas com seus amigos e amigas, especialmente aqueles que você acha que não terá tanto tempo para ver depois de engravidar.
18. Parar de comprar roupas
Tudo o que você comprar nesta época vai parar de servir nos próximos meses e pode demorar um tempo até que sirva novamente. Além disso, você vai se preocupar muito mais com as roupas durante a gravidez, especialmente após o primeiro trimestre.
Bebês
Virginia Fonseca mostra o rosto de José Leonardo pela 1ª vez em vídeo emocionante
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Virginia Fonseca e Zé Felipe divulgam primeiras fotos de José Leonardo
Família
Motivo da queda do avião da Voepass em Vinhedo é revelado
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família vai aumentar! 👨👩👧👦
Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'
Família
Virginia recebe críticas após fechar andar todo da maternidade: "Hospital não é hotel"
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"