Notícias

Síndrome do torniquete de cabelo: você sabe o que é?

Ela é mais comum do que parece e pode ser muito perigosa para o bebê. Saiba o que acontece

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Untitled-1

Um fio de cabelo pode trazer mais perigos à saúde do seu bebê do que você imagina. Quando ele se prende e se enrola a alguma parte do corpo da criança, especialmente nos dedos dos pés, pode causar a “síndrome do torniquete de cabelo”. O problema acontece porque o fio acaba impedindo a circulação de sangue no local.

Caso não seja percebido logo pelos pais, o membro pode até ser amputado, por isso, é preciso estar atento. Uma dica valiosa é verificar os pés e as mãos do bebê sempre que ele estiver usando meias, luvas, calças e macacões, pois pode haver algum fio de cabelo preso ou uma linha na peça. Preste atenção aos sinais de dor que seu filho dá, como um choro aparentemente sem motivo. Se você notar uma extremidade inchada, que está ficando roxa, cheque imediatamente se não há nada enrolado ao corpo do bebê.

Anúncio

FECHAR

Este foi o caso de Ciáran, filho mais novo da americana Tizzie Hall, especialista em sono de bebês. Ao ver que seu filho não parava de chorar, mesmo depois de verificar que ele não estava com fome, com roupa molhada ou suja, ela resolveu tirar a roupa para conferir todo o corpo. Então, ela notou um fio de cabelo enrolado em um dedo do pé dele.

A mãe, o pai e dois paramédicos amigos do casal tentaram remover o fio de cabelo, mas não conseguiram.  Depois de todas as tentativas, eles decidiram levar o bebê ao hospital. Ao chegarem lá, vários médicos tentaram tirar o fio de cabelo de Ciarán, mas também não conseguiram. Um cirurgião plástico conseguiu solucionar o caso, aplicando uma anestesia local para remover o fio de cabelo. Tizzie compartilhou a história em sua página no Facebook para alertar aos pais sobre a “síndrome do torniquete de cabelo”.