Notícias

Segunda dose da vacina contra HPV já está disponível nos postos de saúde

As meninas que já tomaram a primeira dose deve ser levadas ao posto de saúde mais próximo para completar a cartela da vacina

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

segunda dose vacina HPV

Na última quinta-feira (10/09), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou o início da vacinação da segunda dose contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos. Este mês, quem tomou a 1ª dose deve retornar ao posto de saúde mais próximo de casa para completar a imunização. No Brasil, a vacina é oferecida pelo SUS desde 2014 e protege contra 4 subtipos do vírus, com 98% de eficácia.

O HPV é a doença responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é é usada em mais de 130 países e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A orientação do Ministério é que os municípios façam parcerias com escolas públicas e privadas para realizarem a vacinação no ambiente escolar. “A mobilização das escolas é fundamental para melhores resultados”, afirmou o ministro. A vacina está disponível nas 36 mil salas da vacinação espalhadas pelo país.

Anúncio

FECHAR

A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira. e a terceira, de reforço, 5 anos depois. Todas as meninas que estiverem na faixa etária podem ser vacinadas no posto mais próximo. Neste ano, também foram incluídas no grupo-alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos portadoras do vírus HIV, pois de acordo com o Ministério, elas têm cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer no colo do útero que o resto da população.