Notícias

Saiba por que uma escola da Noruega retirou todos os brinquedos das salas de aula

O jardim de infância deixou à disposição apenas alguns materiais como caixas de papelão e as crianças não reclamaram

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Escola sem brinquedo na Noruega

Usar a imaginação é fundamental para o desenvolvimento infantil. Aliás, não tem nada que as crianças façam melhor do que conseguir inventar a brincadeira que quiserem onde quer que elas estejam. Foi pensando nisso que um jardim de infância da Noruega, um dos países com as melhores taxas de ensino e aprendizado do mundo, retirou das salas de aula todos os brinquedos. Isso mesmo, todos eles. E o resultado foram crianças mais criativas.

A diretora da escola deixou disponíveis apenas mantas, tecidos, caixas de papelão, as almofadas do sofá, as mesas e as cadeiras. Do lado de fora, só o parquinho e a natureza. Dessa forma, as crianças começaram a usar mais a imaginação para brincar e criar os objetos que precisavam para suas brincadeiras. Uma caixa de papelão se transformou rapidamente em um foguete.

Anúncio

FECHAR

Outro ponto positivo: as brigas entre as crianças diminuíram muito e elas passaram a brincar juntas por mais tempo, afinal, se tudo é imaginado, ninguém é dono de nada. O projeto foi super bem sucedido e as crianças não reclamaram nem pediram os brinquedos de volta, segundo a diretora da escola. A experiência mostra que existe uma grande diferença entre brincar e ter muitos brinquedos.

Fonte: Mammanett