Notícias

Novo teste identifica causa da diarreia infantil em uma hora

Fique ligada! Diarreia pode levar à desidratação grave

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

CRIANCANOPENICO

Diarreia em crianças é desconfortável e motivo de muita preocupação para os pais. Será que meu filho comeu algo que não fez bem? Será que é uma virose? Devo levar ao médico?

Além do desconforto, a diarreia pode levar à desidratação grave e fragilizar a saúde da criança. Por isso é bom ficar ligada ao estado do seu filho! A maior parte das diarreias dura até quatro ou cinco dias, sem necessidade de tratamento específico e grandes prejuízos para os pequenos.

Anúncio

FECHAR

Mas quando o problema persiste além deste tempo, é preciso investigar e descobrir o quanto antes como combater os sintomas. Um exame de fezes convencional para detectar o agente causador da diarreia pode levar alguns dias.

No entanto essa realidade está mudando no Brasil. Chegou recentemente ao país um teste que consegue identificar o problema em apenas uma hora. É o Sistema FilmArray, desenvolvido pela bioMérieux.

O teste, capaz de detectar 22 patógenos, entre bactérias, vírus e parasitas, já está sendo usado no Rio de Janeiro (no Richet Medicina & Diagnóstico) e em São Paulo (no Hospital Albert Einstein).

“A identificação do causador da diarreia permite que o médico adote a conduta específica para aquele agente, tornando o tratamento mais eficaz e rápido”, destaca o patologista clínico Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico.

Ele explica ainda que o teste é feito a partir de uma amostra de fezes analisada por um equipamento especial, que consegue reconhecer fragmentos de DNA dos microrganismos. Essa metodologia de biologia molecular é chamada de PCR em tempo real.