Notícias

Maternidade estadual oferece curso gratuito sobre aleitamento materno

Programação inclui palestras, trocas de experiências e distribuição de cartilha com dicas e informações sobre a importância da doação

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, ligada à Secretaria de Estado da Saúde, na zona leste da capital paulista, promove na próxima segunda-feira, 30 de setembro, um curso especial e gratuito sobre aleitamento materno. O evento marca as comemorações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 1º de outubro.

Com o tema “Amamentar e doar, atitudes de quem sabe amar”, o curso vai oferecer programação direcionada às gestantes, mães, avós, cuidadores e aos profissionais da saúde. O evento terá início às 9h com cerimônia de abertura, seguida de palestras sobre a importância do aleitamento materno e também dicas e informações sobre a doação de leite.

Além das palestras, os participantes do curso presenciarão uma troca de experiências com os depoimentos de uma doadora de leite e a mãe de um bebê receptor de leite doado. Haverá a distribuição da 3º edição da cartilha “Dicas sobre o Aleitamento Materno”, desenvolvida pelo médico e diretor da unidade, o médico Corintio Mariani Neto.

Anúncio

FECHAR

A doação de leite materno é uma alternativa de alimentação para os bebês cujas mães não produzem o próprio leite, ou produzem em quantidade insuficiente. A alimentação exclusiva por leite humano é indicada até os seis meses de idade e, como complemento, até os dois anos de idade.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite da maternidade, Andrea Spínola Fernandes, o Estado de São Paulo tem a maior rede de Banco de Leite Humano. Atualmente são 56 espalhados pelas diversas regiões do Estado. No ano de 2013, até agosto foram distribuídos 19.538 litros de leite humano para 20.257 receptores. Este volume foi doado por 30.950 doadoras. Para participar do curso é necessário fazer a inscrição por telefone. As vagas são limitadas.

Programação

9h – Recepção e Abertura

9h15 – Palestra: Dicas sobre Aleitamento Materno – Prof. Dr. Corintio Mariani Neto – Diretor Técnico do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros (HMLMB) e Vice Presidente da Comissão Nacional Especializada em Aleitamento Materno da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)

11h – Palestra: Dez passos para se tornar uma doadora de leite humano – Dra. Andrea Spínola Fernandes – Coordenadora do Banco de Leite Humano do HMLMB

11h30 – Depoimentos de uma doadora e de uma mãe de bebê receptor do leite humano doado.

12h – Encerramento  

Informações: 11 2694-4987 (com Monica ou Juliano)