Notícias

Mãe doa 26 litros de leite à maternidade

No Dia Nacional de Doação de Leite Humano, se inspire na história dessa mãe que retira o excesso de leite para doação

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Aos 33 anos de idade, a fisioterapeuta Yaskara Delgado Randisek, moradora do Tatuapé, na zona Leste da capital, é até o momento a doadora do maior volume de leite humano no ano de 2013 do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A mãe foi homenageada juntamente com outras doadoras nesta segunda-feira, 30 de setembro, em evento promovido pelo banco de leite do hospital para comemorar o Dia Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado hoje.

Logo no primeiro mês, Yaskara percebeu que desperdiçava muito leite antes de amamentar. Achou um absurdo jogar tanto leite fora e procurou um lugar que recebesse o leite para ser doado. “Liguei na maternidade Leonor Mendes de Barros e eles foram muito rápidos na resposta. A enfermeira veio até a minha casa, colheu o meu sangue para fazer os exames necessários, deixou alguns vasilhames e me orientou a forma correta de armazenamento. Quando voltaram, disseram que estava tudo certo no exame e levaram o meu leite”.

Anúncio

FECHAR

Yaskara diz que não há dificuldades em doar. “Eu não tenho trabalho nenhum. Nunca precisei ir até o banco de leite. Eles me visitam todas as semanas, retiram o leite armazenado e deixam novos vasilhames já esterilizados.”

Mãe de Aysha, de 4 meses, Yaskara diz que doar não prejudica na amamentação do bebê, pelo contrário, ajuda no aleitamento. “Eu teria de tirar o leite de qualquer maneira, porque quando o seio está muito cheio, o aleitamento é dolorido e dificultoso. Quando o excesso de leite é retirado, evita essa dor”.

Todo leite humano doado passa por um processo de pasteurização, é submetido a controles de qualidade e distribuído aos bebês prematuros e outras crianças que são clinicamente impossibilitados de receber leite do seio materno.

Para doar basta ir até um Banco de Leite Humano ou ligar para (11) 2692-4068. No interior as interessadas podem obter mais informações pelo telefone (16) 3610-2649. A lista de bancos de leite do Estado de São Paulo está disponível no site www.redeblh.fiocruz.br.