Notícias

Del Valle apresenta: Por um mundo de carinho

São os exemplos transmitidos com carinho que ensinam crianças a se tornarem seres humanos melhores

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Quando uma mulher se torna mãe, imediatamente  seu mundo muda por completo. As prioridades mudam, os valores, os amores, os tempos, a rotina, as importâncias. Literalmente, o mundo vira de ponta cabeça e a partir desse ponto a vida segue em dois. E filho, sempre, grande ou pequeno, vai depender do nosso amor e carinho. Valores que começam a ser ensinados na infância, em gestos pequenos como uma forma de falar ou uma brincadeira valem por uma vida.  

Quem nunca observou uma criança brincar ou falar com o amigo? São nas brincadeiras que ela reproduz o que aprendeu como educação. A forma como ela brinca e como se relaciona nada mais é do que um reflexo do que ela aprendeu dentro de casa. Uma criança que é educada através do carinho, naturalmente, dá carinho aos outros. Aqui está uma forma de educar que não existe em livros ou manuais e muito menos em consultórios pediátricos. Educar pelo carinho é educar pelo sentimento. “Claro que existe a educação convencional, mas a repetição por amor é verdadeira”, reforça a psicóloga Natércia Tiba. 

Os modelos são sempre os pais. Uma mãe que age de forma carinhosa e atenciosa com seu entorno ensina seu filho que é assim a melhor forma de se relacionar com o mundo. São gestos do dia a dia como o cuidado em pegar na mão da criança para atravessar a rua, o tom da fala, o contar de uma história, o banho do cachorro no quintal e até aquele dia de receber o amigo em casa. O jeito carinhoso que a criança recebe o amigo certamente é uma imitação do mesmo carinho que ela recebe dos pais. “O fato da mãe estar envolvida nos fazeres com amor faz com que a criança traga isso para dentro dela como referência”, afirma Natércia.

Anúncio

FECHAR

A possibilidade de transmitir aos seus filhos os seus valores e vê-los levar isso ao mundo através de um ato de carinho é uma ferramenta importante.  São os exemplos  transmitidos com carinho que ensinam crianças a se tornarem seres humanos capazes de fazer um mundo melhor. Educar através do emocional e do verdadeiro. Nós acreditamos sim que dar todo carinho e amor faz um mundo melhor.