Notícias

Bebê na cama elástica: diversão ou perigo?

Imagem Bebê na cama elástica: diversão ou perigo?

Publicado em 03/06/2015, às 19h17 - Atualizado em 18/06/2015, às 13h21 por Redação Pais&Filhos


Hiperatividade

Posted by Tudo Interessante on Terça, 12 de maio de 2015

No começo é a tal da fase oral em que os nossos filhos tentam colocar tudo na boca, é a mamadeira, a chupeta, os nossos sapatos, a criatividade deles vai longe. Depois eles começam a engatinhar, a andar e a gente vai correndo atrás tentando dar suporte para cada tropeço que eles dão.

Aí chega o momento em que eles decidem explorar, por exemplo, uma cama elástica. como mostra o video que postamos no dia 27 de maio, em nossa página do Facebook, em que um bebê está pulando em um trampolim com a mãe do lado. Nos comentários, algumas leitoras acharam perigosa a façanha do bebê e outras disseram que a mãe era quem tinha que decidir se aquela brincadeira estava apropriada para seu filho.  E ai, diversão garantida ou perigo iminente? Nosso voto é sempre pela segurança e bem-estar do bebê acima de tudo. Então, decidimos consultar um ortopedista para saber qual a opinião do especialista e se isso pode ser prejudicial para o bebê.

Conversamos com o ortopedista e presidente da Federação Mundial de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna, Pil Sun Choi. Segundo ele, o desenvolvimento neuromotor de uma criança se dá nos primeiros dois anos de vida. O bebê leva por volta de um mês para começar a sustentar a cabeça, mais ou menos cinco meses para sentar e nove meses para conseguir ficar em pé. É comum que a criança comece a andar entre um ano e um ano e meio de idade.

“Nota-se no vídeo que a criança deve ter ao redor de nove meses e, junto com a mãe, vibra intensamente com a aquisição de novas habilidades, que sempre deve ser estimulada para o completo desenvolvimento neuromotor”, explica o ortopedista. Mas a proteção, é claro, não deve ser deixada de lado: “A atividade seria muito mais segura se a cama elástica tivesse proteção lateral”, completa o médico.

Como toda a brincadeira é feita voluntariamente pelo bebê sem intervenção da mãe, o médico afirma que não há prejuízo para o seu desenvolvimento ósseo. Ele conta que a estrutura óssea das crianças é diferente dos adultos e está adaptada para absorver mais impacto. Isto é, o esqueleto da criança é parecido com “galhos verdes”, mais flexível que os nossos. Assim, dificilmente eles sofrem fraturas decorrentes de quedas da própria altura aproximadamente.

Porém, em caso de acidentes envolvendo queda ou impacto forte, pode haver fratura. Se houver esta suspeita, deve-se imobilizar a parte afetada e levar imediatamente ao pronto atendimento para a avaliação do ortopedista. O ideal é sempre garantir o máximo possível de proteção, pois quando se trata da segurança dos filhos, cuidado nunca é demais!


Consultoria: Dr. Pil Sun Choi, ortopedista, fundador e atual presidente da Federação Mundial de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna, pai de Lucia, Karina, Juliana, Isabela e Gil.



Palavras-chave
Matérias

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto