Notícias

Ashton Kutcher cria petição por trocadores em banheiros masculinos

O pedido se refere apenas a duas redes de lojas americanas, mas é um passo para que outras empresas sigam o exemplo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Quando o ator Ashton Kutcher postou em seu perfil no Facebook uma reclamação de que os banheiros públicos masculinos nunca têm trocadores de fraldas, no dia 8 de março, foi uma comoção geral.

Mais de 200 mil likes e dezenas de matérias em sites de notícias depois, o ator, que é pai de Wyatt, de cinco meses, criou uma petição pedindo para que duas grandes lojas de departamentos americanas, a Target e a Costco, providenciem trocadores acessíveis e universais em suas lojas. Segundo o texto da petição, a escolha dessas redes se deu porque são lojas que já provaram apoiar a diversidade, dar suporte às famílias e fornecer serviços ótimos a crianças de todas as idades. Como líderes dessa indústria, elas podem iniciar uma política para oferecer esses trocadores. “Se a Target e a Costco derem esse passo, sei que outras empresas vão seguir o exemplo”, disse ele.

Leia também: o debate não é novo e já foi levantado por um blogueiro brasileiro no ano passado

Anúncio

FECHAR

Quando divulgou a petição no Facebook, Ashton Kutcher disse que se irrita quando as pessoas apenas reclamam e não fazem nada para resolver a situação. Foi por isso que resolveu tomar a iniciativa: “lets do something”, escreveu. Em poucos dias, a petição já recebeu quase 100 mil assinaturas e tem a meta de alcançar 150 mil.

Em entrevista ao site A Plus, Kutcher explicou a dimensão de seu pedido: “Eu quero que minha filha conheça um mundo em que o gênero das pessoas não dita as responsabilidades de um ou as oportunidades de outro”.

Como o ator disse no texto da petição, estamos em 2015, as famílias têm diversos formatos e é injusto pensar que é apenas uma tarefa de mulheres trocar as fraldas. Esse é um pequeno passo para mudar a mentalidade e enxergar os gêneros com mais igualdade. Concordamos totalmente!

A Target já respondeu à petição, dizendo que já tem trocadores tanto nos banheiros masculinos, como nos femininos e que, nas novas lojas, os banheiros “família” também terão. No caso de não haver trocador, os clientes são orientados a avisar a equipe da loja.

Brasil

Por aqui, não existe uma lei federal que obrigue os banheiros públicos a incluírem trocadores. Há alguns projetos de lei em andamento, mas a maioria se refere apenas aos banheiros femininos.