Mais

Lápis e canetinhas

Antes de colorir, tome muito cuidado com os objetos perto do seu pequeno

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Lápis, giz de cera, canetinhas, canetas. Esses objetos despertam a curiosidade e a criatividade das crianças. E isso é ótimo, porque criar livremente, brincar com formas e cores faz super bem! Então por que o alerta? Porque tudo tem sua idade certa e é importante estar sempre supervisionando. Acidentes e intoxicações podem acontecer e ficar ligado não custa nada. Lápis, por exemplo, podem ser introduzidos no nariz, na boca e nas orelhas.

Nas narinas, isso pode causar uma secreção grossa, por vezes com sangue e mau cheiro, de um único lado. Já na orelha, as lesões podem ser no conduto auditivo e até na membrana timpânica, o que ocorre com menos frequência.

Para evitar os casos de intoxicação – com as canetinhas, principalmente – procure usar somente produtos com a aprovação do INMETRO, assim a possibilidade de acidentes é praticamente inexistente.

Anúncio

FECHAR

O mais importante é que caso isso venha a acontecer com o seu filho, nunca tente retirar o corpo estranho por conta própria, porque você pode agravar a lesão; leve direto ao pronto-socorro.

Consultoria: Evandro Roberto Baldacci, pai de Enzo, Letícia, Roberto e Evandro, é professor livre docente do departamento da USP e pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Pais&Filhos TV