Mais

Faltam quantos dias para o Natal?

Fazer a contagem regressiva usando um Calendário do Advento ajuda a aliviar a ansiedade da criança e se preparar para o grande dia!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Toda criança fica ansiosa pelo Natal. Seja para tentar ver o Papai Noel, seja para encontrar a família toda, seja para ganhar presentes. Nada mais justo do que fazer uma contagem regressiva, né?

Uma das maneiras de fazer isso é usando um Calendário do Advento. Criado pelos luteranos alemães, no início era feito apenas com giz na parede a cada dia que antecede o Natal, começando no dia 1º de dezembro.

Veja aqui todas as atividades que sugerimos neste Natal

Anúncio

FECHAR

Entre o final do século 19 e início do século 20, o calendário ganhou corpo: uma cartolina com 24 janelinhas numeradas. A cada dia que passa, se abre uma das janelinhas. Hoje, há várias maneiras de fazer o calendário e de curtir a contagem regressiva.

Nossa editora online, Mariana Setubal, filha de Cidinha e Paulo, conta que tinha um calendário de tecido na infância. Em vez de janelinhas, os dias eram marcados por bolsinhos, nos quais ela colocava, junto com a mãe, um papelzinho com uma atividade. Como os papeizinhos eram colocados nos bolsinhos aleatoriamente, a cada dia era uma surpresa. Na casa dela, as atividades eram voltadas para ações solidárias: desde separar roupas e brinquedos para doar, até ajudar a arrumar a casa. Era uma maneira de ir se preparando para o espírito natalino.

Veja modelos de Calendários do Advento para você se inspirar e criar o seu!

Outras famílias preferem preparar atividades manuais, como criar uma bola de Natal para a árvore em um dia, assar um panetone caseiro outro dia… Em geral, com o objetivo de preparar a casa para o dia 24.

Também existem calendários prontos em que cada janelinha tem um chocolate diferente. Outros, vêm com presentinhos para as crianças. Não importa o modelo do calendário ou o recheio dele, o que vale é fazer a contagem regressiva!

E aqui no site da Pais&Filhos todo dia, de 1 a 24 de dezembro, vamos sugerir atividades para você fazer com as crianças, entre pais e filhos. Acompanhe!