Mais

Estudo revela: as mães estão se preocupando cada vez mais com o caráter dos filhos

Ser bem-sucedido não é o único desejo das mães para os filhos. Elas também focam em desenvolver o caráter e a capacidade das crianças de serem felizes

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Mães desejam felicidade e caráter

Ser feliz, gentil, respeitoso e educado. Para a surpresa de algumas pessoas, essas são as qualidades que as mães mais querem que seus filhos desenvolvam. Essas qualidades estão acima de outras como inteligência, liderança e sucesso, de acordo com o estudo Moms’ Hopes & Wishes, divulgado pela Fisher Price, empresa especializada em produtos para o desenvolvimento infantil.

“Quando falamos sobre os pais hoje em dia, fica claro que a felicidade das crianças e o sentimento de serem amadas é o que vem em primeiro lugar”, disse Jean McKenzie, gerente geral da Fisher Price Brands. Esse movimento é um pouco diferente do que foi observado entre os pais da geração anterior: a maioria deles desejava para o filho um futuro profissional brilhante. Atualmente, os pais estão cada vez mais focados em fazer de seus filhos pessoas felizes, que saibam equilibrar a inteligência intelectual com a inteligência emocional.

Anúncio

FECHAR

“Inteligência emocional é a habilidade de entender as próprias emoções e as emoções dos outros”, diz Sara Harkness, professora e diretora do Centro de Estudo de Cultura, Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Connecticut e consultora da pesquisa. “Apesar da inteligência intelectual ser importante para aprender novas informações e pensar de forma analítica, é a inteligência emocional que leva as crianças a se adaptarem melhor às diversas situações e a manterem seus amigos”, explica a especialista.

O estudo ainda revela que as mães de diversos países esperam que seus filhos desenvolvam qualidades diferentes: as chinesas querem que eles desenvolvam tenacidade e persistência, enquanto as mães brasileiras se preocupam mais com a consciência ambiental. Já as mães da Rússia escolhem o atletismo como principal preocupação. Outra pergunta feita para as mães foi se elas sabem que o desenvolvimento dos seus filhos começam assim que eles nascem. As mães que mais concordaram com isso foram as russas, as francesas e as inglesas.

Para conversar sobre o desenvolvimento das crianças, entrevistamos a cantora Shakira, em um evento da Fisher Price, cujo tema é “O Fator Felicidade”. Confira: