Mais

Colecionando amigos

Imagem Colecionando amigos

Publicado em 19/04/2011, às 21h00 - Atualizado em 13/12/2022, às 08h37 por Redação Pais&Filhos


Trocar pulseiras ou figurinhas ajuda a criança a interagir. Se seu filho é tímido, aderir à onda do momento pode ajudá-lo

Por Megan Othersen Gorman / Tradução de Samantha Melo, filha de Sandra e Tião

A amiga da minha filha Lola, de 6 anos, quer desesperadamente um piano. Não um Steinway, imaginaria você – uma Silly Bandz, aquelas pulseiras em formatos diversos. "Ele vai combinar com a guitarra vermelha e a bateria prata que eu já tenho", ela me disse, mostrando as dezenas de pulseiras de borracha em seus braços. Lola e seus amigos da escola colecionam desde o ano passado, quando as pulseiras se tornaram moda. "Minha irmã mais velha e as crianças pequenas da minha rua gostam delas também, mas não tanto quanto eu", diz.

Na verdade, os especialistas apontam que crianças até o segundo ano do fundamental são os alvos mais fáceis para as novidades. Nessa idade, elas passam mais tempo interagindo com seus colegas e assistindo à TV do que os pré-escolares, e isso alimenta o seu desejo pelo que é popular. As crianças mais velhas querem os itens novos também, mas não são tão influenciadas por seus amigos ou pela propaganda como crianças de 6 e 7 anos.

Embora seja tentador simplesmente vetar cada pedido de modismo que aparece, essa não é uma boa abordagem, dizem os especialistas em desenvolvimento infantil. O que eles sugerem que você faça? Leia aqui, antes de dizer não.

Conheça os bastidores
Pergunte ao seu filho por que ele quer o brinquedo. Se ele começar a falar sobre o quão incrível parece na TV, diga que essa não é uma razão boa o suficiente para comprá-lo. Diga a ele que você quer saber mais sobre o objeto para ter certeza de que é tão divertido quanto ele acha que vai ser. Tente algo simples como: "Esses anúncios são para que as crianças, mães e pais queiram comprar algo. Pode não ser tão bom quanto parece." Procure limitar o tempo de TV a até duas horas diárias. Já é o bastante.

Influência de amizades
Não é coincidência que a maioria das manias de crianças sejam as que podem ser trocadas. Há prazer social em ter esse tipo de item. Portanto, se seu filho quer alguma coisa porque o amigo tem, tente descobrir se não ter aquele objeto vai deixá-lo em uma grande desvantagem. Por exemplo, Zhu Zhu Pets (hamsters robôs), que as crianças mantêm em casa, influenciam muito menos socialmente do que as pulseiras Silly Bandz, que são trocadas na hora do recreio. Outra coisa a considerar: se seu filho é tímido ou extrovertido. Esse tipo de objeto pode tornar mais fácil a aceitação social, ajudando-o a fazer novos amigos. É mais fácil para as crianças introvertidas interagirem quando sabem que têm um interesse em comum com os colegas.

Mas estabeleça limites: algumas pulseiras para trocar no recreio, tudo bem, uma caixa lotada, como algumas crianças têm, não tanto. Se o seu filho começa a falar de quantas coisas ele coleciona em comparação com outras crianças, explique que não ter tanto quanto os outros não é problema.

Faça-o “pagar” por isso
A maioria dos modismos para as crianças dessa idade não é cara, mas isso não significa que você deva abrir sua carteira para todos os caprichos. Não perca a oportunidade de ensinar ao pequeno sobre o valor do dinheiro. Quando uma criança realmente deseja alguma coisa, ela concorda em usar sua mesada para comprar. Decida o que vale a pena e faça um acordo do tipo: "Vamos até a loja juntos, na próxima semana, para comprar, mas leve seu dinheiro". Se o seu filho reluta em abrir o cofrinho, não compre o que ele quer com o conteúdo da sua carteira. Isso pode ensiná-lo a perceber quais brinquedos ou figurinhas realmente quer.

[!page]

Conheça as coleções que estão fazendo a cabeça dos pequenos

Zhu Zhu Pets

Fácil de montar, vem com uma bolinha e com o Hamster 'Yo-Yo'. Unindo com os outros conjuntos Zhu Zhu Pets, você cria uma enorme cidade hamster.
Zhu Zhu Pets Conjunto Inicial Toca, DTC, à venda na PBKIDS, R$ 94,99. SAC (11) 3825-7046, www.pbkids.com.br

Sunny Bandz

A versão brasileira das pulseiras de borracha conta com dois estilos diferentes: o básico e o neon, com seis temas diferentes para cada.
Sunny Bandz, Sunny Brinquedos, R$ 4,50 cada. www.sunnybrinquedos.com.br


Leia também

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Jéssica explicou o motivo de não estar na fazenda Talismã - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”

O casal reatou o relacionamento no início deste ano - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso

Jade Magalhães e Luan Santana estão esperando o primeiro filho - Reprodução: Instagram

Família

Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana

Foto: Reprodução/Instagram

Família

João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai

Neymar e Mavie - Reprodução: Instagram

Família

Neymar mostra diferença em Mavie quando a filha está sozinha com ele: 'Milagre ter deixado'


Palavras-chave