Mais

A encantadora de mães

Em palestra para 1º Seminário de Mães, Melinda Blau afirma que hoje pais e mães estão totalmente voltados aos filhos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Melinda Blau no seminário

Melinda Blau no seminário

Co-autora de A Encantadora de Bebês, Melinda Blau encantou neste sábado mães que assistiam à sua palestra em Belo Horizonte. Com um pedido inicial para que todos saíssem d sem culpa e sabendo que estão fazendo o melhor para seus filhos, Melinda afirmou saber o quão duro e exaustivo é ser mãe nos dias de hoje em que a pressão e as cobranças são constantes.  “Nós, mães, somos o coração da família e, apesar de isso ser exaustivo, é o coração quem tem o poder de mudar”, disse.

A jornalista levantou a plateia ao trazer um teste para entender se as mães brasileiras se assemelham às americanas. O questionário tinha duas opções, a primeira seria respondida por aquelas mães que acham que fazem a maior parte do trabalho em casa, a segunda seria para as mães que acham que fazem o suficiente. O resultado é que a maioria das mães sente que tem a maior responsabilidade em casa, tal qual as mães americanas. Você se identifica?

Faça você também está avaliação interna.

Anúncio

FECHAR

O teste fez com que Melinda despertasse nas mães a dúvida sobre por que não há uma melhor divisão de tarefas, inclusive entre as crianças: “Alguns podem dizer que os filhos não iriam ajudar ou não têm idade para ajudar, mas isso não é verdade. Você não pode julgá-lo incapaz de fazer algo. Dê respeito e responsabilidade para seu filho”, disse.

Castelo sem rei

A jornalista também contou sobre quando conheceu Tracy Hogg: “Ela tinha um jeito ótimo com bebês e era muito confiante em relação a isso. Ela dizia que os bebês têm de ser parte da casa e não os reis”. E quando a especialista fala sobre não deixar seu filho ser o rei, isso não quer dizer que você deve dar menos atenção, mas que é normal que com o nascimento de um filho o foco da família se volte para esta criança, mas, aos poucos, o foco deve voltar a ser a família toda. “Em 1999 eu e Tracy notamos o aparecimento de algo que hoje está muito amplo que é uma maternidade totalmente voltada para a criança”, conta.

Para finalizar sua palestra, Melinda pediu para que as mães que se identificassem com as descrições que ela lia se levantassem: “quem aprende com os filhos”, “quem envolve os filhos nas decisões da casa”… no fim, toda a plateia levantou e, claro, aplaudiu de pé!

1º Seminário de Mães

Esta foi somente a primeira das cinco palestras que teremos hoje no nosso Seminário de Mães. Todas serão mediadas por nossa diretora editorial, Mônica Figueiredo. Acompanhe em tempo real o que está rolando através de nosso site, Facebook e Periscope, com trechos das palestras.