Mais

5 trocas para melhorar a alimentação do filho

Troque o sorvete por frozen e abandone o tempero do macarrão instantâneo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Por Naiara Araújo, filha de Luiz Augusto e Dione

1. Troque sorvete por frozen: por ser à base de iogurte, a quantidade de gordura dessa sobremesa é menor, comparada com sorvetes cremosos à base de creme de leite e com grande quantidade de gordura saturada. Na hora de escolher os acompanhamentos (ou toppings) é melhor optar por frutas picadinhas e cereais integrais para substituir os confetes coloridos de chocolates ou outras guloseimas.

2. Troque biscoitos recheados e chocolates por barrinha de cereais:  escolha barrinhas com frutas desidratadas, sem açúcar ou gordura saturada. Outras opções práticas são biscoitos de água e sal ou integrais, cereais matinais integrais e sem açúcar.
 
3. Troque o tempero do macarrão instantâneo por legumes: o principal problema do produto é a quantidade de sódio que vem no sache de tempero, que extrapola as necessidades diárias, colocando seu filho sob risco de desenvolver problemas como pressão alta.  Prefira os integrais e os que não são fritos. Uma dica pode ser usar o macarrão instantâneo, sem o tempero, como parte de uma refeição saudável, com legumes e saladas, uma proteína magra, como frango ou peru, e uma fruta de sobremesa.

Anúncio

FECHAR

4. Troque o iogurte com confetes por iogurte com frutas: a melhor opção é sempre a mais natural, sem açúcar, conservantes ou corantes. Os mais saudáveis não são aqueles que não vem acompanhado de bolinhas ou confetes coloridos. Evite mascarar os alimentos com produtos calóricos para que eles sejam mais atrativos. O indicado é adicionar frutas ou cereal. Se a criança não tiver intolerância à lactose, o iogurte pode fazer parte do dia a dia, sem exageros, porque é uma fonte de cálcio e fortalece o organismo contra a entrada de vírus e bactérias.

5. Na lanchonete, troque a batata-frita pela salada – As crianças são apresentadas ao fast food desde muito novas, porque os adultos adoram a praticidade do alimento e, além de tudo, os brindes são um atrativo quase irresistível. O melhor é trocar a batata frita por uma salada e trocar o refrigerante por suco ou água de coco. Para a sobremesa prefira frozen ou uma fruta.
 
Consultoria: Dra. Kelly Salute Balieiro – CRN 15.380, mãe Anne e Nicolas, consultora nutricional do Femme Laboratório da Mulher.

 

 

Pais&Filhos TV