Mais

12 destinos para a família toda

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Pra fora do Brasil – A viagem de avião pode ser um pouco longa, mas chegando lá sempre vale a pena. 

Argentina
 
por Sílvia Faro, mãe de Lis, jornalista, apresentadora e colunista da Revista Pais & Filhos
 
La Cumbrecita já existia quando, em 1940, imigrantes alemães chegaram por lá. Essa charmosa cidadezinha alpina fica a 130km de Córdoba, na Argentina. Tudo lá é muito perto e, por isso, tudo é feito a pé.  As ruas não são conhecidas pelos nomes, e sim pela referência: “rua do hotel x”, “ o restaurante y fica ao lado da loja z”! O lugar é perfeito para ir com a família: aconchegante, tranquilo, seguro, organizado e lindo! Os passeios vão agradar a todas as idades. Porém, uma coisa é imprescindível: gostar de natureza!
 
Em alguns pontos do Rio Del Médio, que cruza toda a cidade de La Cumbrecita, é possível mergulhar. O rio tem águas cristalinas com pequenas cascatas e lagos onde podemos ver trutas. A maior parte dos passeios é feita nas ruas de terra. Então, dá para levar o carrinho na boa. Só não esqueça que, para ter acesso a alguns lugares, você terá que fazer pequenas trilhas! A cidade está a 1450 metros do nível do mar. No verão, faz muito calor de dia e refresca à noite. Se você for no inverno, é bom checar com o hotel como anda a temperatura por lá. Tem anos em que a neve cobre tudo, outros não. 
 
O Balneario La Olla é um passeio legal para fazer com a família. Com apenas 3 minutos de trilha, você já chega à margem desse lindo lago com 9 metros de profundidade e cachoeira. Perfeito para um piquenique. No Parque Ecológico Peñal del Aguila, é possível fazer rapel, arvorismo, tirolesa e caminhadas. A Chocolatería Posada Encantada conta com alfajores e chocolates artesanais numa loja onde as crianças vão enlouquecer. O Restaurante Baldoria é uma ótima opção para provar os peixes dos rios. Maravilhoso! Para se hospedar, o Las Verbenas Hotel, Spa & Resort de Montana é um hotel acolhedor e familiar. Serve café da manhã e jantar.
 
Disney (www.viajandoparaorlando.com)
 
Viajar para a Disney é simplesmente mágico. Mas como os parques são enormes e as atrações, muitas, algumas dicas são essenciais para tornar a viagem mais gostosa: ficar nos hotéis dentro da Disney, por exemplo, é uma boa escolha, pois eles garantem transporte gratuito até os quatro parques (Magic Kingdom, Animal Kingdom, Epcot e Hollywood Studios). Outra vantagem é que o parque fica aberto algumas horas a mais só para esses hóspedes, o que é ótimo para aproveitar os brinquedos com menos filas. Passar em supermercados de manhã e comprar lanchinhos é ótimo para seus filhos não ficarem com fome entre as refeições. As opções de comida nos parques são poucas e caras. É importante também pegar um mapa na entrada dos parques para se localizar melhor, com os horários dos shows e das paradas, que são imperdíveis! As crianças adoram assistir seus personagens favoritos desfilando pertinho delas. 
 
Portugal (www.visitportugal.com)
 
Portugal tem vários passeios e atrações para as crianças. O Oceanário de Lisboa é um super tour pelo mundo marítimo. Além dos animais, a papelaria da saída costuma deixar as crianças loucas. O Hard Rock Café é uma boa opção pra variar um pouco o cardápio de comida portuguesa e que costuma agradar bastante a criançada. Cidades que ficam pertinho da capital portuguesa, como Sintra, Óbidos, Estoril e Cascais, também valem ser exploradas. Sintra, por exemplo, conta com o Museu do Brinquedo, que tem uma arquitetura moderna e brinquedos antigos, uma piração só para as crianças. Os hotéis As Janelas Verdes e Lisboa Plaza, em Lisboa, são ambientes familiares e que deixam as crianças à vontade. O primeiro é um palacete do século XIII em que, na primavera, o café da manhã é servido no jardim. 
 
Londres (www.visitlondon.com)
 
Cartão-postal de Londres, a famosa roda-gigante London Eye, no centro da cidade, oferece uma vista linda e costuma divertir bastante as crianças. A "voltinha" dura pelo menos meia hora, então leve as crianças ao banheiro antes! Com as Olimpíadas chegando, a visita à Trafalgar Square fica bem especial, com o relógio instalado lá fazendo a contagem regressiva para os jogos – só para aumentar nossa ansiedade! Além disso, as esculturas de enormes leões também chamam a atenção da família toda. O museu de cera da cidade, o Madame Tussauds, é de fazer cair o queixo de qualquer um, com um acervo de estátuas super realistas de pessoas famosas. Além disso, o museu está com uma atração que os pequenos vão adorar: o Marvel Super Heroes 4D, um filme dos heróis, em que são feitas intervenções com a platéia, como respingos de água e um chão que treme.
 
[!page]
 
Aqui pertinho – Viajar de carro com crianças é possível, sim! Mas precisa de um planejamento muito bem feito.
 
De Curitiba a Foz do Iguaçu
 
por Patrícia Papp, mãe de Pedro e Luíza, autora do blog Coisas de Mãe e autora do livro Crianças a Bordo, Como Viajar com Seus Filhos Sem Enlouquecer.
 
Quando eu era criança fui muitas vezes a Foz do Iguaçu. Sempre gostei do programa, que incluía uma tarde em Ciudad del Leste, comprar doce de leite e blusas de lã na Argentina, a salada de frutas que fica no castelinho em Céu Azul, um passeio em Itaipu (que agora é um parque super organizado com tour e museu) e o Parque das Cataratas, que eu adoro!
 
De Curitiba, são 700 km. Nunca fiz este trajeto de avião, mesmo que houvesse voos.  Acho legal viajar de carro, pois o percurso acaba sendo um momento em que a família pode contar histórias, criar brincadeiras, cantar. Estas viagens acabam ficando nas lembranças de todos para o resto da vida.
 
Até 10 anos atrás, o parque era na verdade uma reserva de onde você via as Cataratas do Iguaçu. Hoje, é um parque temático com mascotes, ônibus double deck decorado, praça de alimentação (fraquinha), passeios e trilhas muito legais para crianças de todas as idades!
 
Pra mim, o Macuco Safári é disparado o programa mais bacana. Nele, você faz uma trilha em três etapas: primeiro vai de trator, depois a pé e, finalmente, vai de bote até embaixo das Cataratas. É impossível não sair ensopado. Recomendo comprar capas de chuva já na entrada do parque, que é um lugar maravilhoso e é um programa super legal para fazer com os filhos. 
 
O parque também oferece rapel, trilha de bicicleta e passeios de barco com menos emoção. Há também um passeio nas Cataratas em noites de lua cheia. Deve ser muito bonito!
 
Do lado brasileiro, existem várias opções de hotel. Os mais completos são o Mambo, o Bourbon e o Hotel das Cataratas (do grupo Oriente Express), que fica dentro do Parque.Da última vez que eu fui, no final de 2009, ficamos num hotel na Argentina. Eu recomendo, porque lá tem mais opções de hotéis (inclusive em cima da árvore) e eles são mais baratos (por causa do câmbio). Sem falar que há dezenas de opções de restaurantes com vinhos bons e uma carne deliciosa! www.pmfi.pr.gov.br/portal2/home_turismo
 
De São Paulo ao Beto Carrero World
 
A nossa leitora Daiane Goessling, dona do blog "Mamãe do Matheus", fez esse passeio e contou para a gente. Ela é mãe do Matheus, de 6 anos, e está à espera do Bernardo.
 
A distância entre São Paulo e o parque, que fica na Praia da Armação, em Florianópolis, é de aproximadamente 590 km. Não é uma viagem tão cansativa para fazer de carro, e chegando lá as crianças se divertem com as atrações. Apesar de antigo, o parque está em constante renovação. Os brinquedos mais legais para os menorzinhos são o elefantinho que voa e a mini montanha russa. Entre os mais velhos, o que faz bastante sucesso é a Cine MadeMotion, um simulador, e a Star Mountain, uma montanha russa com dois loopings. 
 
O Extreme Show, em que carros fazem manobras alucinantes e a velocidades super altas costuma agradar bastante os meninos. 
 
Rua Inácio Francisco de 
Souza, 1597 – Praia de Armaçã
Penha – SC
Tel.: (47) 3261-2222
www.betocarrero.com.br
 
De Fortaleza a Natal (turismo.natal.rn.gov.br)
 
Quem nos contou essa aventura foi a leitora Ana Cláudia Amaral, mãe do Enzo, de 6 anos, e autora do blog "Mãe Mochileira, Filho Malinha".
 
Saindo de Fortaleza, a viagem de carro até Natal dura aproximadamente sete horas e meia. Por isso, paradas para ir ao banheiro e fazer refeições são mais que indicadas. Chegando lá, as praias maravilhosas de Natal deixam toda a família feliz. No litoral sul, fica a Praia da Pipa, com beleza paradisíaca. É um pouco afastada da capital, então o ideal é passar a noite por lá mesmo. A vida noturna é bem agitada, com vários restaurantes para as famílias. Outro programa que costuma deixar a criançada animada é o Aquário de Natal, que fica na estrada da Praia da Redinha. O espaço conta com peixes de água salgada e de água doce. Cavalos marinhos, pirarucus e um mini zoo de cobras, lagartos e jacarés são algumas das atrações do aquário. No Parque das Dunas, as crianças vão poder ver os macaquinhos saguis e aprender mais sobre a fauna e a flora da região.
 
De São Paulo a Bonito (www.portalbonito.com.br)
Pra quem gosta de natureza e belezas naturais, Bonito é o destino perfeito. De São Paulo, a distância é de aproximadamente 1200 Km, ou um dia inteiro de viagem, mais ou menos, contando com as paradas. Por isso você deve estar preparado para lidar com o cansaço e o tédio das crianças. Leve no carro lanches leves, como frutas, bolachinhas salgadas e sanduíches. Você também pode dividir a viagem em dois dias, parando no meio do caminho para dormir. Chegando em Bonito, o Aquário Natural é um dos passeios que mais agradam aos pais e aos filhos, com flutuação em águas transparentes e peixes coloridos que chegam pertinho da gente. Se as crianças forem muito novas ou tiverem medo de fazer a flutuação, podem ficar sentadas no barco que tem o fundo de vidro, e aproveitar a vista mesmo assim.   
 
[!page]
 
Resorts – Ficar num resort tem algumas vantagens, como deixar os filhos mais soltos e garantir boas refeições
 
por Adriana Elsner, mãe de Felipe e Sofia, médica.
 
Salinas do Maragogi
Fomos para Maragogi nas férias de verão e foi muito bom. Além de nós quatro (Eu, meu marido, Rodrigo, e as crianças), meus pais também nos acompanharam. Foi a primeira vez que nossos filhos foram para um resort, e ficaram impressionados com a quantidade de comida. Antes da viagem, eles estavam preocupados com as refeições, pois não gostam de qualquer tipo de comida e o Felipe é alérgico a frutos do mar. Ficamos com medo de não ter muitas opções, mas eles se alimentaram muito bem.
 
Gostamos muito da liberdade que eles tinham de transitar pelo resort. Faziam as atividades com a recreação e voltavam só à noite. A natureza maravilhosa e o mar calmo de água quente também foram incríveis. Raramente eu entro no mar com as crianças, mas confesso que tive que me render. Rodovia AL 101 Norte, Km 124 – Maragogi – AL. Diária por R$638 para duas pessoas. Crianças de até 12 anos não pagam. Tel.: (82) 3296-3030, salinas.com.br
 
Portobello
O Portobello Resort e Safári, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, tem um espaço dedicado aos nossos filhos. O Miniclube é feito para crianças de 4 a 12 anos e conta com monitores que promovem atividades recreativas. A estrutura não deixa ninguém ficar parado: são duas piscinas, campo de futebol, mesa de ping-pong e de sinuca.  
Rodovia Rio-Santos, Km 434, Mangaratiba – RJ. Diária a partir de R$660 por pessoa. Crianças de até 12 anos não pagam. Tel.: (21) 2789-8000, portotel.com.br/resort.asp. 
 
Costão do Santinho
O resort é cercado por uma natureza exuberante: dunas, costões e a Praia do Santinho. O complexo esportivo e o parque aquático costumam fazer sucesso com as crianças. As atividades ecológicas incluem trilhas e caminhadas, que acontecem todos os dias e mostram a biodiversidade do local.
Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505 – Praia do Santinho – Florianópolis – SC. Diária a partir de R$676 para duas pessoas. Tel.: (48) 3261-1000, costao.com.br. 
 
Vale Suíço
No espaço Mundo Kids tem uma Brinquedoteca gigante e uma fazendinha, onde as crianças podem andar a cavalo e ter contato com outros bichos, como carneiros e pôneis. O Cantinho das Mães disponibiliza utensílios para preparar papinhas, esquentar mamadeiras e trocar fraldas. Rodovia Fernão Dias, Km 931, Monjolinho Itapeva – MG. Diária a partir de R$390 por pessoa. Crianças de até 12 anos não pagam. Tel.: (11) 5031-3000.

Pais&Filhos TV