Gravidez

Você sabia? Seu cérebro também muda durante a gravidez

Foto: Shutterstock

Publicado em 21/12/2015, às 12h58 - Atualizado às 13h03 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Que seu corpo está passando por um monte de transformações rapidamente, com certeza é fácil notar. Mas sua cabeça, além de passar por mudanças psicológicas, também sofre alterações biológicas e hormonais.

Alguns estudos e teorias falam em Circuito Maternal: quando a mulher está grávida, haveria uma ativação de estruturas relacionadas a comportamentos maternais. Nas grávidas, existe uma atenuação do eixo hipotálamo, hipófise e adrenal, conhecido como eixo do estresse, que é uma resposta natural do organismo.

Isso aumenta a quantidade de alguns hormônios que já eram produzidos pelo corpo, mas agora estão sendo fabricados em maior quantidade. Toda grávida é uma bomba de hormônios!

Leia também

7 mitos e verdades sobre o pós-parto

Você também já deve ter ouvido coisas a respeito do tamanho do cérebro aumentar ou diminuir durante a gestação, ou sobre uma possível alteração na quantidade de líquido na cabeça da grávida. A sabedoria popular desperta a curiosidade, mas sobre isso há controvérsias e nenhuma conclusão médica definitiva. O que sabemos é que não existem mudanças funcionais envolvidas nestas questões.

Onde eu deixei minha concentração?

É comum muitas grávidas reclamarem que se sentem mais distraídas, esquecidas e com a memória fraca durante a gestação. Mas será que isso tem fundamento científico? Segundo o Dr. Álvaro Pentagna, neurologista do Hospital e Maternidade São Luiz e pai de Helena e Paulo, sim, existem fatores biológicos que contribuem para que isso aconteça.

O que você deve evitar e fazer em cada trimestre da gestação

No primeiro trimestre da gravidez é o aumento da progesterona o responsável pela elevação da sonolência. Já no terceiro trimestre, a qualidade de sono piora muito. Com a barriga grande é mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir, além da respiração que fica mais difícil.

Isso tudo causa diminuição dos reflexos, sonolência, dificuldade de concentração, e diminuição da fixação da memória. E quando você sente que está mais irritada ou que o humor está oscilando com frequência, pode ser culpa do aumento da progesterona.

Foto: Shutterstock

Calma, tudo volta ao normal

Depois do parto, tudo começa a voltar aos eixos: todas as alterações regridem, mas algumas delas podem demorar um pouco, dependendo das noites mal dormidas com o bebê recém-nascido, como a falta de concentração.A produção de prolactina, que promove o desenvolvimento das glândulas mamárias e a produção de leite materno, é mais persistente, devido ao estímulo da amamentação.

O mesmo acontece com a ocitocina, popularmente conhecida como hormônio do amor, produzida numa região do cérebro que regula as emoções, fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e também facilita o processo de amamentação.

6 sintomas estranhos da gravidez que você não conhecia

Multifunção

O estrogênio atua até no brilho do cabelo e na textura da pele. Também tem ação importante no sistema circulatório da gestante, preparando o corpo para o aumento do volume do sangue em veias e artérias. Outra função deste hormônio é estimular o crescimento das glândulas mamárias.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha