Gravidez

Veja os principais nutrientes para cada fase da gestação e para que servem

Getty Images

Publicado em 02/09/2020, às 11h48 - Atualizado em 15/09/2020, às 11h47 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Quando o assunto é alimentação na gravidez, muitas dúvidas podem surgir do que se pode, ou não, comer neste período tão importante (e cheio de cuidados!). Ao longo dos três trimestres, o corpo da grávida passa por diversas alterações e com elas, a necessidade de ingerir nutrientes específicos que ajudam a mãe e o bebê.

Veja quais são as dicas de ouro para ter uma alimentação saudável durante a gravide (Foto: Getty Images)

Para aproveitar cada momento e manter uma gravidez saudável, te contamos algumas dicas de ouro para cada período da gestação, além dos principais nutrientes para começar a fazer parte do seu cardápio agora mesmo! E claro, não esqueça de incluir proteínas, vitaminas, carboidratos e alimentos frescos nesta nova rotina.

Primeiro trimestre

Para o primeiro trimestre, é indicado apostar em alimentos ricos em ácido fólico e vitamina B9 (Foto: Getty Images)

Para começar, você pode investir em alimentos ricos em vitamina B9 e ácido fólico, mas claro, não deixe de consultar o seu médico para saber qual deles é mais recomendado para a sua gestação. A ingestão destes nutrientes pode prevenir a malformação do tubo neural, além de ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. E para quem pretende engravidar, a ótima notícia é que os alimentos são ótimas opções para aumentar as chances da concepção.

Alimentos que você pode apostar:

Para a nutricionista Milena Cornacini, ingerir ovos durante a gestação pode trazer diversos benefícios: “Eles têm potencial para beneficiar o nascimento, a composição do leite materno, a nutrição infantil e o desenvolvimento do cérebro, além de contribuir para a absorção e metabolização de substâncias ligadas ao desempenho hormonal e imunológico“, explica. Por ser rico em proteínas e ter boa digestibilidade, é indicado que ele seja consumido com a clara e a gema, além de poder ser ingerido ao longo da toda gravidez.

Segundo trimestre

A vitamina C, o magnésio, a vitamina B6 e o ferro não podem ficar de fora do cardápio! (Foto: Shutterstock)

Neste período, as expectativas só aumentam e é muito importante continuar se cuidando! Para a segunda fase da gestação, Milena destaca os quatro principais nutrientes que você não pode deixar de fora da alimentação: a vitamina C, o magnésio, a vitamina B6 e o ferro.

Vitamina C: além de auxiliar no aumento da absorção do ferro no organismo, ela fortalece o sistema imunológico e age na formação do colágeno;

Alimentos que você pode apostar:

Magnésio: ajuda na formação e crescimento dos tecidos no corpo e é uma ótima aposta para diminuir os riscos de pré-eclâmpsia, cansaço e cãibras durante a gestação;

Alimentos que você pode apostar:

Vitamina B6: ótimo para prevenir os tão temidos enjoos! Além disso, auxilia na prevenção da depressão pós-parto e ajuda no desenvolvimento, crescimento e ganho de peso do bebê;

Alimentos que você pode apostar:

Ferro: um nutriente poderoso para a produção de hemoglobina, além de ser responsável pela oxigenação no sangue e prevenção de anemias ao longo da gravidez.

Alimentos que você pode apostar:

Terceiro trimestre

Os alimentos são poderosos em poder diminuir as chances de diversos problemas ao longo da gestação (Foto: Getty Images)

Reta final! Na última fase da gestação, a nutricionista destaca a importância de se consumir cálcio. Além de ajudar na formação óssea do bebê, este nutriente é poderoso para contribuir com a pressão sanguínea, batimentos cardíacos e contrações musculares. “A falta de cálcio pode causar cáries, cãibras e unhas quebradiças. Mais uma dica: não se deve consumir cálcio e ferro ao mesmo tempo, pois um nutriente atrapalha a absorção do outro”, alerta Milena.

Já o ômega 3 e a vitamina D também não devem ficar de fora do cardápio no último trimestre! O primeiro auxilia diretamente na formação do cérebro e sistema nervoso do bebê, além de diminuir os riscos da depressão pós-parto da mãe. No caso do segundo nutriente, as chances de uma pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, parto prematuro, aborto espontâneo, raquitismo e vaginose bacteriana podem diminuir muito!

Alimentos com cálcio que você pode apostar:

Alimentos com ômega 3 que você pode apostar:

Alimentos com vitamina D que você pode apostar:

Para ficar de olho!

Apesar da importância de ter uma alimentação saudável durante a gravidez, vale buscar sempre a ajuda de um profissional para planejar uma dieta especializada. No caso do ovo, mesmo sendo um alimento rico em nutrientes para as grávidas, existem algumas orientações para o consumo correto.

A principal indicação é sempre ingerir o alimento bem cozido, para evitar a transmissão de bactérias como, por exemplo, a Salmonella, que também pode ser encontrada em musses, maioneses e molhos feitos com alimentos crus e mal cozidos.


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Alimentação Gravidez Mãe alimentação saudável nutrientes

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha