Gravidez

Útero bicorno: o que é a malformação que diminui em 25% as chances de engravidar e como tratar

Shutterstock

Publicado em 10/06/2022, às 09h30 - Atualizado às 09h37 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


A gravidez por si só já é um momento muito delicado. Os hormônios à flor da pele, a mudança constante no corpo da mulher, os riscos dos três primeiros meses de gestação – tudo isso torna o ato de gerar uma criança algo sensível. Para as mulheres que, infelizmente, já passaram pela experiência de perder um bebê, ver o positivo de um teste pode gerar um misto de esperança e medo pelo que está por vir.

A tradição de contar sobre uma gravidez somente após as doze primeiras semanas de gestação serve, principalmente, para resguardar a mãe de uma dor maior. É durante esse período que existem maiores chances da gravidez não ir para frente e a mulher perder o bebê. Nem sempre dá para descobrir o que causa um aborto espontâneo, principalmente quando ele acontece bem no comecinho da gestação.

No entanto, algumas investigações podem apontar possíveis motivos. Uma delas é uma condição biológica conhecida como útero bicorno, que pode provocar perdas gestacionais e dificuldade de engravidar. Para se ter uma noção, as chances de uma mulher com essa malformação engravidar é cerca de 25% menor do que em mulheres em o problema. Para entender mais sobre o assunto, conversamos com o Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista e obstetra especialista em Reprodução Humana, sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo.

O útero bicorno é uma das causas de abortos espontâneos e infertilidade em mulheres (Foto: Shutterstock)

O que é útero bicorno?

O útero bicolor, também conhecido como útero de cordão, é uma malformação uterina. Nessa condição, a mulher possua duas cavidades (uma maior e outra menor) no órgão, o que faz com que haja maior dificuldade para engravidar. O útero bicorno é uma das causas de infertilidade e também aumenta em 33% as chances de uma perda gestacional.

O que causa o útero bicorno?

A causa do útero bicorno é uma malformação que acontece quando a mulher ainda é um feto e está em processo de formação dentro do útero da mãe, no que é chamado de  período hidrológico. Essa malformação acontece nos ductos de Miller, estruturas responsáveis por dar origem ao aparelho feminino reprodutor.

Como identificar o útero bicorno?

Para conseguir identificar que a mulher possui útero bicorno, é preciso realizar exames específicos que mostrem a cavidade uterina dela. São eles o ultrassom transvaginal, a ressonância magnética e a histeroscopia. A partir do diagnóstico com um especialista, o médico ginecologista, é possível realizar tratamentos adequados e acompanhar com mais cuidado as tentativas de engravidar.

A cirurgia é, por enquanto, o único tratamento para o útero bicorno. O acompanhamento com um especialista é fundamental (Foto: Shutterstock)

Qual o tratamento para útero bicorno?

O único tratamento existente, por enquanto, para a malformação que causa o útero bicorno é a intervenção cirúrgica. Nele, o profissional tenta tirar a parte do órgão em que há um septo dentro da cavidade uterina. Assim como qualquer cirurgia, podem existir complicações. A mais comum é a formação de aderências uterinas que também podem causar infertilidade.

Por que o útero bicorno causa aborto espontâneo e dificuldade para engravidar?

Dr. Rodrigo Rosa explica que, logo no início da gravidez, o embrião se implanta em uma das duas cavidades do útero. Às vezes, essas cavidades são assimétricas e existem mais chances da gestação ir para frente quando o embrião se implanta na maior delas. Quando a implantação acontece na menor cavidade, existe um risco maior de parto prematuro conforme as semanas vão passando.

De acordo com o especialista, mulheres com útero bicorno também possuem uma condição chamada de incompetência istmo cervical, ou colo de útero curto, que se abre antes do final da gestação e requer um procedimento chamado cerclagem uterina para evitar que a mãe entre em trabalho de parto antes da hora.


Palavras-chave
Gravidez engravidar aborto espontaneo infertilidade perda gestacional utero bicorno Incompetência Istmocervical dificuldade para engravidar útero com colo curto

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho