Gravidez

Reversão de vasectomia dá certo? Entenda o que é, qual o valor e como recuperar a fertilidade

A vasectomia pode ser revertida, mas é preciso ficar de olho caso as expectativas da fertilidade não sejam atendidas - iStock
iStock

Publicado em 22/02/2021, às 10h27 - Atualizado às 11h10 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


A vasectomia é uma técnica cirúrgica considerada um método contraceptivo masculino definitivo, sendo uma das cirurgias mais realizadas no mundo inteiro. Só no Brasil, estima-se que quase 35 mil procedimentos sejam feitos todos os anos. Segundo os dados do Sistema único de Saúde (SUS), os números subiram 40,5% de 2009 para 2018.

De acordo com Marcos Sampaio, diretor e médico ginecologista da Clínica Origen de Medicina Reprodutiva, para a realização da cirurgia, segundo a lei de planejamento familiar nº 9263/1996, é necessário que o paciente tenha mais de 25 anos e, no mínimo, dois filhos vivos.

A vasectomia pode ser revertida, mas é preciso ficar de olho caso as expectativas da fertilidade não sejam atendidas (Foto: iStock)

Apesar de ser uma cirurgia de caráter definitivo, é possível realizar a reversão da vasectomia, como uma alternativa para ter mais filhos. Segundo a especialista em reprodução humana, Dra. Carla Iaconelli, mãe de Beatriz e Guilherme, é possível realizar o procedimento, mas pode depender do tempo de cirurgia e também da técnica utilizada.

O que é vasectomia? Qual o procedimento?

A cirurgia é simples e dura em torno de 20 minutos. De acordo com a médica, “é um método contraceptivo permanente, ou seja, é um procedimento que faz com que os espermatozoides não saiam no ejaculável. Com isso, o homem não consegue engravidara mulher”, explica. No dia seguinte à cirurgia, os cuidados são: gelo local, analgésicos e repouso.

Como fazer reversão de vasectomia

Carla comenta que a técnica dificilmente é irreversível, mas alerta que quanto mais tempo houver de cirurgia, o resultado pode não ser como esperado. Para o novo procedimento, o canal diferente é religado com a ajuda de microscópios, pinças e outras técnicas usadas pelo médico cirurgião.

Antes do procedimento, é importante ainda que o paciente se prepare para o pré-operatório como em qualquer outra cirurgia. Por isso, o especialista irá indicar uma série de exames como, por exemplo, varicocele, hidrocele ou ainda para haver se existe algum tumor ou hérnia no testículo.

É possível que a reversão da vasectomia dê errado?

Sim. “Existe o risco de não funcionar, de após a cirurgia os espermatozoides não saírem e o homem não voltar a ser fértil“, comenta Carla Iaconelli. Marcos completa ainda que: “Após 5 anos da cirurgia, a probabilidade de o homem engravidar a sua parceira começa a diminuir. Uma fibrose pode surgir no local, impedindo que o canal deferente seja reconectado, por exemplo”, explica.

Como saber se a cirurgia deu certo?

Apesar de ter a certeza se o procedimento deu certo só depois de dois meses, a mulher pode engravidar a partir da primeira relação sexual. Após a cirurgia de reversão da vasectomia, o recomendado é que o homem espere, pelo menos, uma semana para voltar a ter relações ou ainda até que os pontos caiam. Vale lembrar que a cirurgia não interfere no desempenho sexual do paciente.

E qual o principal motivo da reversão da vasectomia?

Geralmente, segundo a especialista, os homens que buscam a reversão da vasectomia se arrependem de terem feito o procedimento e querem ter mais filhos, seja pelo motivo de uma nova parceira, por exemplo, ou ainda porque decide continuar aumentando a família.

Como uma alternativa quando a reversão da vasectomia não funciona, o especialista pode indicar a Fertilização in Vitro para o casal (Foto: Getty Images)

Qual é o valor da reversão de vasectomia?

A reversão de vasectomia é mais comum de acontecer em clínicas privadas e, segundo dados do G1, os valores podem variar em torno de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Pelo SUS, a cirurgia também pode ser realizada, mas o acesso é mais limitado e a fila de espera também é maior para a cirurgia.

A Fertilização in Vitro pode ser indicada

Quando a reversão de vasectomia não é atendida, o médico especialista pode indicar a Fertilização in Vitro (FIV) como alternativa de aumentar a família. Para a realização da FIV, a mulher passa por uma estimulação ovariana para desenvolver o maior número possível de óvulos. No dia da coleta dos óvulos, acontece também a de amostra seminal no homem.

No caso dos homens vasectomizados, é necessário realizar uma punção direto nos epidídimos ou testículos do paciente. Após a fase de coleta, o procedimento, que acontece em laboratório, insere os espermatozoides diretamente no óvulo, mesmo que o homem tenha um número pequeno de gametas. “Não é simplesmente reverter uma cirurgia no caso de fertilidade, nós temos que ver todos os aspectos no caso do casal. As vezes eles têm algum outro fator, como a idade da mulher, por exemplo, que não daria tempo de esperar os seis meses necessários para ver se cirurgia de laqueadura funcionou e a mesma coisa para a vasectomia. Então, muitas vezes, não existe esse tempo, então opta-se por fazer a Fertilização in Vitro”, comenta Carla.

Marcos completa que a técnica de FIV é indicada para os mais diferentes casos e de trazer diversas vantagens: “Além de ser a técnica de reprodução assistida que apresenta os percentuais mais altos de sucesso na gravidez, a FIV avançou consideravelmente nas últimas décadas e, hoje, permite o tratamento da infertilidadefeminina provocada por diversas causas, como idade avançada, distúrbios de ovulação, endometriose ou mesmo infertilidade sem causa aparente”, conclui.

Para saber ainda mais sobre o assunto, assista ao vídeo:


Leia também

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube e Eliezer falam sobre o nome do segundo filho

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha