Gravidez

Pai, você também pode participar da amamentação! Saiba como

Tomás Dotti, do site Papo de Pai, dá dicas de como apoiar sua companheira neste momento

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Basta fazer uma busca rápida em fotos de amamentação para perceber. A mulher está quase sempre sozinha amamentando o filho. Tanto é que foi até difícil achar essa que está aí em cima. Não é só porque não tem leite que o pai não pode participar desse momento. Você pode e deve estar junto nessa.

Um dos pontos mais importantes é o apoio emocional. Você tem querer participar e mostrar que quer, pai! Quem aconselha é Tomás Dotti, pai de Maya e Helena, e editor do site Papo de Pai. “Temos que demonstrar interesse e estar por perto”, afirma.

Isso é bom para afastar aquela insegurança chata que pode nos atormentar, principalmente, com relação à vaidade. “Tem uma ditadura da beleza que pressiona as mulheres. Isso é punk”, comenta Tomás. E não é só isso.

Anúncio

FECHAR

Além do apoio emocional, precisamos de apoio físico mesmo. Sempre falamos que pai não ajuda, pai divide as tarefas com a mãe. Durante a amamentação, nem sempre é possível fazer essa divisão exata. Amamentar não é fácil para todo mundo. Muito pelo contrário. Enquanto estamos amamentando, ficamos mais cansadas.

“A responsabilidade é dos dois. Então, é necessário mostrar o companheirismo nesse momento. Não pode ser ausente e deixar a mulher ainda mais sobrecarregada”, ressalta Alberto D’Auria, diretor médico da Cryopraxis, banco de células-tronco de sangue de cordão umbilical.

Esses cuidados vão nos deixar mais tranquilas não só nos cuidados com o bebê, mas na relação.  “Mostre que é parceiro e que vão enfrentar as dificuldades juntos. Elas vão se sentir mais confortáveis e confiantes para delegar funções que devem ser feitas, enquanto rola amamentação”, finaliza Tomás.

Leia também:

Pais que cumprem seu papel não devem ser tratados como heróis

12 Filmes para assistir com os avós

Veja o que acontece quando uma sereia se torna mãe

Pais&Filhos TV