Publicado em 02/01/2022, às 14h20 - Atualizado às 14h36 por Sandra Lacerda, filha de Sandra e José Leonardo
Por mais que tenham os pais optem por descobrir o sexo do bebê apenas na hora do nascimento, existem muitos curiosos que não aguentam esperar os nove meses. Se você é um pai ou uma mãe desse time já deve ter ouvido falar do Método Ramzi. Mas o que é exatamente? Será que ele funciona? Fizemos essa matéria completa para esclarecer suas principais dúvidas.
Antes de qualquer coisa, é importante destacar que esse método não é comprovado cientificamente. “Pode ajudar a aliviar a ansiedade talvez aumentando a probabilidade de acertar o sexo segundo o estudo, mas a gente não recomenda”, avisa Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra, e pai de Beatriz e Guilherme.
O chamado Método Ramzi é uma forma alternativa de descobrir o sexo do bebê desde o primeiro exame, geralmente realizado na 6º semana de gestação. Desenvolvido pelo Dr. Saam Ramzi Ismail, o estudo tem o objetivo de analisar a relação entre a posição da placenta e a determinação do sexo do bebê para prevenir, o mais cedo possível, doenças genéticas específicas.
Foi a partir de diversos estudos que o Dr. Ramzi concluiu que a posição da placenta era a peça-chave para se obter a resposta sobre o sexo do bebê, antes mesmo do exame de sexagem fetal. Entre os anos de 1997 e 2007, 5376 mulheres grávidas fizeram um exame de ultrassonografia fetal na 6º semana de gravidez, 22% pela via transvaginal e 78% pela via transabdominal. Entre a 18º e a 20º semanas o exame foi repetida.
Assim, de acordo com o Dr. Ramzi, a posição da placenta na 6º semana de gravidez tem 97% de chances de prever o sexo do bebê.
Na teoria, para que o método Ramzi funcione da forma correta, a mulher grávida deve fazer o primeiro ultrassom da gravidez, cerca de 6 a 8 semanas de gestação no máximo.
A placenta é responsável por proteger, nutrir e transportar oxigênio ao bebê. Ela se forma apenas ao longo do primeiro trimestre da gestação e enquanto ainda não está totalmente pronta, o corpo lúteo da mãe é quem vai produzir os hormônios necessários para manter o filho saudável.
Aos poucos se formam as vilosidades coriônicas – ligações entre a placenta e o útero da mãe. Sendo assim, é a posição dessas substâncias, das quais se origina a placenta, que indica o sexo do bebê, de acordo com o Método Ramzi.
A área brilhante ao redor do saco gestacional é o local onde o embrião se fixa- trata-se justamente das vilosidades coriônicas junto com a placenta em formação ou já formada. Lembre-se: se for menina o embrião estará fixado do lado esquerdo, se for menino o embrião estará fixado do lado direito.
Apesar da popularidade do Método Ramzi, o procedimento está muito longe de atender a todos os requisitos para ser considerado, de fato, um estudo cientificamente validado. A pesquisa não passou por nenhuma avaliação mais criteriosa de outros especialistas da área, nem de membros da comunidade científica. Outro problema grave é a falta de descrição sobre o autor do método. Não sabemos nem sequer se o Dr. Ismail é mesmo o autor do estudo nem quais são as suas formações acadêmicas.
O Método Ranzi não possui validação científica e portanto não é reconhecido como uma forma confiável de identificar o sexo do bebê. Inclusive, existe um estudo científico feito na Austrália e publicado no jornal Ultrasound in Obstetrics & Gynecology, em 2010. A pesquisa não apontou nenhuma relação entre a posição da placenta e sexo do bebê. Os resultados estavam próximos de 50% para menino e 50% para menina, tanto para placenta à esquerda quanto à direita.
Então não crie expectativas exageradas logo de cara. Lembre-se: “A forma confiável de descobrir o sexo do bebê precocemente é com o examine e sexagem fetal que pode ser feito a partir de 8 semanas”, ressalta o Dr Igor.
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Bebês
Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Família
Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira