Gravidez

Médica faz sucesso ao eternizar placenta em obra de arte

Desenho feito a partir de placenta faz sucesso nas redes sociais - (Foto: reprodução/TikTok)
(Foto: reprodução/TikTok)

Publicado em 11/11/2023, às 12h36 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Uma médica viralizou nas redes sociais ao ter suas obras de artes expostas. Isso porque não se trata de desenhos comuns, mas com significados muito especiais: a profissional utiliza a placenta das mães para eternizar esse momento em um desenho lindo e bastante colorido. 

E se esse já não fosse um motivo especial por si só, a história ganhou um toque a mais por se tratar de um bebê arco-íris, ou seja, que vem após a mãe sofrer alguma perda gestacional anterior. O vídeo foi compartilhado pela Eliza Lommez sem muita pretensão, como ela mesma comentou nos stories. 

Carimbo de placenta
O carimbo de placenta tem feito sucesso (Foto: reprodução/TikTok)

Na gravação é possível ver a médica retirando a placenta do papel, formando um desenho nos tons do arco-íris que se assemelha a árvore da vida. Nos stories Eliza comemorou: "Meu vídeo tem mais de 1 milhão de visualizações do nada". 

@elizalommez.med bebê arco íris 🌈 #rainbow#babyrainbow🌈✨#baby#gynecologist#obstetricia#carimboplacenta#placenta♬ Originalton - Rammor

Carimbo de placenta: o que é e como fazer a arte da “árvore da vida”

Durante a gestação, a placenta é a principal responsável pela saúde do bebê e trocas de oxigênio e nutrientes entre a mãe e ele. Esse anexo embrionário, fundamental para o desenvolvimento do feto ao longo dos 9 meses em que está dentro do útero, atua como um filtro para diversas substâncias, além de produzir hormônios responsáveis pela manutenção da gravidez e faz a função de outros órgãos importantes, como o rim, pulmão e fígado.

Depois do parto, quando o recém-nascido chega ao mundo, o corpo da mulher também precisa expelir a placenta – é praticamente um segundo nascimento. O que é feito com essa parte tão essencial para a continuidade da gestação varia muito de pessoa para pessoa: alguns simplesmente a descartam, outras comem pedaços dela; alguns optam por transformar a placenta em uma cápsula para ser ingerida. E há quem faça dela, uma obra de arte.

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Você provavelmente já viu maternidades que, juntamente do bebê, entregam para aquela nova mãe um quadro com um desenho colorido do órgão. É o carimbo de placenta, que virou febre e uma maneira carinhosa de eternizar o momento do nascimento do bebê. Chamada de “árvore da vida”, o carimbo de placenta pode ser feito de várias maneiras: enquanto alguns lugares apenas encostam o anexo embrionário em um papel específico ou tela de quadro, deixando que ele marque a superfície com os seus próprios fluidos, outros optam por passar tinta colorida para que arte fique ainda mais especial.

Quem deve realizar o carimbo de placenta é um profissional que tenha acompanhado seu parto: uma enfermeira obstetra, doula, parteira, seu médico de confiança… com o acompanhamento deles, você e seu parceiro (ou parceira) podem também colocar a mão na massa e criar a arte. Para isso, os itens necessários são:

  • Papel de aquarela
  • Tinta de carimbo ou à base de água
  • Luvas descartáveis
  • Placenta!

Depois do nascimento do bebê e que a placenta é expelida do corpo da mulher, é preciso pegar o anexo embrionário e deixá-lo em uma superfície plana. Ajuste-o da maneira como preferir para fazer o carimbo da “árvore da vida” e, se for da sua preferência, pincele tintas coloridas nas partes em que desejar. Em seguida, pressione o papel de aquarela contra a placenta de forma que o formato dela fique marcado.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"