Gravidez

Janeiro branco: como cuidar da sua saúde mental durante a gestação em tempos de pandemia

Shutterstock

Publicado em 18/01/2021, às 07h47 - Atualizado às 08h30 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


A chegada do bebê é um dos momentos mais esperados por toda família e, principalmente, pela gestante, que começa a criar vínculos desde a descoberta da gravidez. Em tempos de pandemia, o estresse e a ansiedade tomaram conta e mudaram (muito!) o cotidiano e as expectativas de diversas mães. Durante este período tão delicado, é superimportante ter um cuidado reforçado com a saúde mental e se atentar com carinho ao bem-estar.

Ter uma rede de apoio é muito importante durante este período (Foto: Shutterstock)

Neste mês, é comemorado o Janeiro Branco, período para conscientizar a importância do autocuidado com as nossas emoções. Para falar sobre o assunto, conversamos com a Ginecologista e Obstetra pela Febrasgo, Dra. Fernanda Pepicelli, que trouxe dicas de ouro para se cuidar, principalmente em tempos de pandemia.

Saúde mental x pandemia

Um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou que as gestantes tiveram níveis acima do normal de sintomas de depressão e ansiedade durante a pandemia. “A ansiedade pelo desconhecido, associado ao isolamento, e consequente perda de uma rede de apoio tão fundamental neste período, fez com que aumentassem os problemas relacionados à saúde mental”, comenta a especialista.

Para uma mente saudável, que resulta em equilíbrio e bem estar, o apoio da família é essencial, principalmente em tempos de coronavírus. “Ter sua rotina tirada e tendo que se isolar fez com que as gestantes ficassem ainda mais propensas a isso. Muito carinho e paciência nesta fase, sem dúvidas, são fundamentais”.

Como buscar ajuda

Durante as consultas de pré-natal, é superimportante que a gestante converse com o seu médico sobre os sentimentos, medos, dúvidas e tudo aquilo que a impede de estar bem consigo mesma. Para isso, Fernanda Pepicelli recomenda que o primeiro contato seja feito com o obstetra. “E se necessário buscar um psiquiatra que tenha experiência em gestantes, já que o uso de medicação nesta fase da vida é limitado”.

Converse sempre com o seu médico obstetra (Foto: iStock)

Dedique um tempo para você

Para ter uma mente e corpo saudável, principalmente durante a gestação, é essencial seguir alguns pilares: se manter hidratada e ter uma alimentação balanceada, recarregar as energias com boas noites de sono, se exercitar e organizar a rotina e as tarefas.

Com o intuito de dar um gás a mais neste processo, a especialista indica a prática de meditação unida à atividade física. Vale lembrar que é superimportante conversar com o seu médico para praticar os exercícios de maneira correta e segura.

“O autocuidado é fundamental. Estando bem para poder cuidar do seu bebê. Se necessário, a terapia vem ajudar e muito nesta fase. E em casos mais graves o atendimento pelo psiquiatra que tem experiência no trato de gestantes para avaliar a necessidade de tratamento medicamentoso”, conclui.


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Gravidez Mãe saúde mental janeiro branco

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"