Gravidez

Guia de alimentação para grávidas

Saiba o que pode ou não comer quando estiver esperando um bebê

Redação Pais&Filhos

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(Foto: Shutterstock)

Na descoberta da gravidez, são só alegrias. Mas os noves meses que te esperam envolvem cautela e cuidados do que você pode ou não comer. É importante estar atenta para os alimentos para se ver livre das bactérias e infecções presentes em alguns alimentos. Afinal, elas podem ser muito prejudiciais para a sua saúde e, principalmente, para a do bebê.

Pensando nisso, apresentamos um guia completo de alimentação para sanar todas as dúvidas.

Fique de olho

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Os alimentos abaixo podem ser muito prejudiciais para a sua saúde. Por isso, atente-se a eles:

Ovo cru ou mal cozido: o risco de salmonela é enorme quando o ovo é consumido desta forma. Por isso, pegue a panela e a frigideira e esteja preparada para cozinhar ou fritar bem os ovos quando for comê-los.

Queijo não-pasteurizado: todos os especialistas concordam que cálcio é ótimo tanto para você quanto para o seu bebê, mas os mofados (como o brie e o queijo azul) podem conter listeria, se forem feitos com queijo não-pasteurizado. Pergunte ao produtor para confirmar.

Sucos não-pasteurizados: eles podem conter bactérias. Consulte o rótulo e tenha certeza de que as bebidas que você ingere são pasteurizadas;

Carnes mal-passadas: atente-se o risco de toxoplasmose. Para prevenir qualquer risco, peça seus filés, bifes e hambúrgueres muito bem-passados;

Peixe cru: pode causar intoxicação alimentar pelos riscos de parasitas e bactérias;

Frutas e vegetais crus: lave tudo antes de consumir, mesmo as frutas com cascas. Corte as partes danificadas ou machucadas quando possível, já que as bactérias podem proliferar nessas áreas. O risco de toxoplasmose também é maior ao consumir produtos agrícolas não lavados.

Melhor evitar

Evite, sempre que possível, os alimentos abaixo:

Patês: contém muita vitamina A e não são bons para o desenvolvimento do bebê. Patês de fígado são um alto risco;

Peixes exóticos e tuna: peixes exóticos podem conter altos níveis de mercúrio, o que pode ser perigoso para o bebê. E cru, você já sabe: jamais!

Cuidado com a cafeína

Cafés, chás e refrigerantes: é aconselhado que uma mulher grávida não consuma mais de 200 mg de cafeína por dia.

Chocolate: não tem muita cafeína em chocolates se comparado a quantidade que tem no café. Então, um pedaço de chocolate não é problema. Mas mantenha os olhos nos hábitos de café ou chá.

Álcool jamais

Existem muitos estudos que afirmam ser proibido para mulheres grávidas, até mesmo para aquelas que pensam em ter filhos. Consulte o seu médico para saber o que ele acha melhor.

Se for para comer fora, fique esperta

São quatro regras:

1. Sempre peça a comida bem cozida, especialmente se contiver carne, peixe ou ovos.

2. Siga a regra das duas horas: se você estiver comendo marmita de casa, certifique-se de colocá-la em uma geladeira dentro de cerca de duas horas de ser servido. Isso impede o crescimento de bactérias.

3. Nunca deixe a sua comida no carro quente e abafado durante muito tempo. As bactérias podem crescer muito rápido em ambientes quentes.

4. Fique longe das comidas não tão saudáveis, como frituras, qualquer coisa com muito açúcar, gordura ou sódio, ou comidas que podem te deixar desconfortável. Além disso, elas causam disparada no coração, podem ser impedidas, especialmente em excesso, quando possível.