Gravidez

Grávidas têm mais dificuldade para dormir

A partir do 2º trimestre de gestação é comum a mulher ter insônia. Veja como solucionar esse problema

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A gente costuma associar a gravidez ao sono incontrolável. Não é pra menos. Afinal, durante 9 meses, dentro da barriga está se formando uma nova pessoa, que está utilizando grande parte da energia da mãe para se desenvolver. No entanto, é comum as mulheres terem distúrbios do sono a partir de 2º trimestre de gravidez e sentir que eles se intensificam a partir do 3º.

De acordo com a ginecologista Carla Realtti, de 66% a 90% das mulheres apresentam problemas para dormir durante a gestação. Ela diz que as noites mal dormidas costumam ser ocasionadas pelos níveis hormonais, mas principalmente pelo aumento da frequência urinária noturna e diurna. “Além disso, algumas mulheres costumam apresentar também azia noturna,  calor e pernas irrequietas”, completa.

O ganho de peso pode intensificar esses sintomas, pois aumenta o inchaço e as dores na coluna e joelho. Como consequência, a gestante se sente cansada e indisposta.

Anúncio

FECHAR

Para evitar esses problemas, é recomendado manter pressão e peso estáveis, seguir uma dieta adequada, praticar exercícios físicos. Carla ressalta que a dieta deve conter muitas frutas e legumes cozidos e evitar embutidos, pelo excesso de sódio (que causa mais inchaço). Como remédios alopáticos não são indicados nesse período, a homeopatia pode ser uma forma de tratamento.

5 dicas para dormir bem na gravidez

1.  Reduza a quantidade de sal nas refeições para diminuir o inchaço e o desconforto na hora de dormir;

2. Não tome muito líquido antes de dormir;

3.  Utilize travesseiros e almofadas próprias para gestantes para aumentar o conforto durante as noites de sono. A posição mais indicada pelos médicos para dormir é a lateral.

4. Tome um banho morno antes de se deitar

5. Prefira pijamas e camisolas de tecido leve, que permitam a respiração da pele;

Consultoria: Carla Realti, médica especialista em ginecologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo; Espaço Gestar

Pais&Filhos TV