Gravidez

Grávidas folionas! Atenção aos cuidados com a saúde no carnaval

Dá para entrar na festa sem prejudicar a gestação

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

Essa turma de grávidas fez a festa no Bloco Gigantes da Lira

O carnaval é uma festa boa demais, mas não há como negar: cansa! Cansa mesmo e pode ser ainda mais exaustivo para as grávidas. Para não abrir mão da folia, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados.

Antes de tudo, é importante saber como está a gravidez. A idade gestacional também é importante. A médica ginecologista Juliana Ditz não recomenda desfilar ou ir para blocos de rua depois da trigésima semana de gravidez. “O excesso de esforço físico pode causar um trabalho de parto prematuro”, alerta.

Anúncio

FECHAR

Antes disso e se a gravidez estiver saudável, dá para curtir as festas com roupas confortáveis, que não apertam a barriga, meias elásticas para evitar mais inchaço nas pernas e sapato baixo para sambar muito!

Durante a festa, é indicado aumentar a ingestão de água. A ginecologista recomenda de dois litros e meio a três de água por dia. Se alimentar de forma saudável a cada três horas continua sendo superimportante no carnaval. Tenha à mão lanches saudáveis para matar a fome entre uma música e outra.

Aproveite para sentar e descansar um pouco enquanto se alimenta. “Ficar muito tempo em pé pode causar mais inchaço nas pernas e dores nos pés”, lembra a ginecologista.

Fazer a festa com os amigos é demais, mas, na gravidez, procure não ficar muito perto de aglomerados de pessoas para não correr o risco de levar esbarrões na barriga ou cair. Confira na galeria as grávidas que seguiram as recomendações médicas e caíram na folia!

Leia também:

Da bossa à folia: Bloquinho da Cidade vai agitar o Carnaval da criançada

3 tipos de lanches para levar no bloquinho de carnaval

Não descuide da hidratação das crianças no Carnaval; veja dicas

Pais&Filhos TV